Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/346
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Causa de morte de gatos domésticos diagnosticados na superintendência unidade hospitalar veterinária universitária no período de janeiro de 2013 a junho de 2016
Autor(es): Zanettin, Kerry Alinny
Primeiro Orientador: Elias, Fabiana
Resumo: A população felina vem crescendo anualmente concomitante com a busca por serviços veterinários especializados para essa espécie que apresenta particularidades que devem ser respeitadas. Como forma de entender a situação epidemiológica da região, é necessário conhecer as principais doenças e afecções que estão presentes para prevenir doenças, diagnosticar e tratar as afecções da forma mais eficiente. Dessa forma, realizou-se o estudo como forma de elencar as principais afecções que acometem a espécie felina na microrregião de Capanema - PR, onde foram analisados os casos de necropsia, atendidos de janeiro de 2013 a junho de 2016. Durante o período de estudo de 2,5 anos, 30 animais de idades variadas foram encaminhados ao Laboratório de Patologia Veterinária da SUHVU, onde se constatou que distúrbios infecciosos foram a causa de morte de 26,66% dos animais, entre as afecções estão peritonite, piotórax e micoplasmose. Distúrbios traumáticos causados por acidentes automobilísticos foram causa de morte de 23,33%. Distúrbios urinários e respiratórios foram responsáveis por 13,33% cada um, sendo que distúrbios metabólicos levaram 3,33% dos animais a óbito. Causas inconclusivas foram responsáveis por 20% dos casos estudados.
Palavras-chave: Patologia veterinária
Felino
Necropsica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/346
Data do documento: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZANETTIN.pdf22,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.