Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/347
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Principais afecções em bovinos leiteiros pertencentes a agricultura familiar diagnosticadas pelo laboratório de patologia veterinária da UFFS
Autor(es): Catarina, Alcione Santa
Primeiro Orientador: Elias, Fabiana
Resumo: São relatadas as principais enfermidades encontradas em bovinos no Sudoeste do Paraná, utilizando-se a necropsia e a histopatologia como ferramentas diagnósticas. A necropsia possibilita a elaboração de um agrupamento de dados que caracterizam uma determinada doença a determinado sexo, raça, idade e tipo de alimentação. Diante disto, esse projeto teve como intuito relatar diagnósticos de necropsias em bovinos da região Sudoeste do Paraná. A metodologia adotada foi a realização de necropsias a campo e revisão dos registros presentes no Laboratório de Patologia Veterinária da Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde o ano de 2012. Realizou-se a necropsia de 69 bovinos procedentes da agricultura familiar do Sudoeste paranaense, e as causas de mortalidade identificadas no período foram as inflamatórias e/ou infecciosas (25/69), distúrbios por agentes físicos (14/69), intoxicações (8/69), doenças metabólicas e nutricionais (6/69), doenças parasitárias (5/69), causas inconclusivas (3/69), distúrbios do desenvolvimento (3/69), outros distúrbios (3/69) e neoplasmas (2/69). As principais enfermidades diagnosticadas foram a retículo pericardite e retículo peritonite traumática, uma vez que juntas representam 13,04% do total de mortes. A euritrematose manifestou-se endêmica na região, sendo identificada em 34,78% dos casos, porém, na maioria das necropsias manifestou-se como um achado necroscópico. Por meio deste estudo, pode-se esclarecer as principais doenças que afetam bovinos leiteiros da agricultura familiar do Sudoeste do Paraná.
Palavras-chave: Patologia veterinária
Necropsia
Bovinocultura leiteira
Agricultura familiar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/347
Data do documento: 9-Set-2016
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CATARINA.pdf191,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.