Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3505
Type: Monografia
Title: Reflexões a partir do contexto de produção do texto em relação ao programa de fomento à implementação de escolas em tempo integral (portaria n°1.145/16/MEC)
Author: Vieira, Luis Guilherme
First advisor: Martins, Everton Bandeira
Resume: Esta pesquisa busca a análise do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, instituído pela portaria N°1.145/16/MEC. Tendo como objetivo geral a análise do contexto de produção de texto da referida portaria, e como objetivos específicos temos: desenvolver um diálogo a partir de qual é o referencial teórico-analítico a ser utilizado na pesquisa; promover um breve histórico da educação integral no Brasil, pretendendo salientar as diversas propostas de educação integral que já houve; contextualizar o relatório da UNESCO organizado por Jacques Delors; promover uma análise com relação à proposição de medida provisória, esta análise sendo feita a partir da EM 84/16/MEC; promover uma análise de como a política de fomento à implementação de escolas em tempo integral foi pensada em seu processo deliberativo; promover um diálogo a partir de qual a justificativa que o discurso da portaria utiliza para se legitimar; analisar como a portaria se apropria do discurso de Delors e o ressignifica para defender a proposição de educação integral contida no PFIETI; desenvolver uma reflexão referente a quais as influências que as diretrizes do programa podem exercer na construção dos currículos formulados pelas Secretarias Estaduais de Educação. Como recorte temporal foi determinado o segundo semestre de 2016, devido ser o período de publicação das fontes utilizadas. Como justificativa para tal, foi desenvolvida uma leitura referente a portaria N° 1145/16/MEC na qual foi observado que a mesma se trata de um programa federal, que institui uma base didáticopedagógica específica para os entes federados que queiram ingressar no programa, assim como apresenta uma perspectiva Tyleriana de currículo, devido a isso, surge a inquietação de quais outras diretrizes e possíveis influências o programa pode desenvolver no sistema educacional brasileiro. A metodologia dessa pesquisa consiste em uma análise textual discursiva, de caráter qualitativo, seguindo o método proposto por Mainardes (2006), a partir das contribuições da “policy cycle approach” (abordagem do ciclo de políticas) formulada por Stephen Ball e Richard Bowe em 1992. Para subsidiar a pesquisa, foi usado de referenciais bibliográficos que dialogam com a temática, como Saviani (2010); Delors (et al., 2010); Pacheco (2003); entre outros.
Abstract: This research look for the analysis of the Program to Promote the Implementation of Full-Time Schools, instituted by Ordinance N°. 1.145/16/MEC. Having as general objective the analysis of the context of text production of the referred ordinance and as specific objectives we have: to develop a dialogue from which is the theoreticalanalytical reference to be used in the research; promote a brief history of integral education in Brazil, aiming to highlight the various proposals for integral education that have already been; contextualize the UNESCO report organized by Jacques Delors; promote an analysis with respect to the provisional measure proposal, this analysis being made from EM 84/16/MEC; promote an analysis of how the policy of fostering the implementation of full-time schools was thought of in its deliberative process; promote a dialogue from which justification that the ordinance discourse uses to legitimize itself; analyze how the ordinance appropriates Delors speech and re-signifies it to defend the proposition of integral education contained in the PFIETI; Develop a reflection on what influences the program guidelines can have on the construction of curricula formulated by the State Secretariats of Education. Like temporal cutting was determined the second half of 2016, owing to the period of publication of the sources used. As justification for this, a reading was developed referring to Ordinance N° 1145/16/MEC in which it was observed that it is a federal program, which establishes a specific didactic-pedagogical basis for the federate entities that want to join the program, as well. As it presents a Tylerian perspective of curriculum, because of this, the concern arises of what other guidelines and possible influences the program may develop in the Brazilian educational system. The methodology of this research consists of a qualitative discursive textual analysis, following the method proposed by Mainardes (2006), from the contributions of the “policy cycle approach” formulated by Stephen Ball and Richard Bowe. in 1992. To support the research, it will be used bibliographical references that dialogue with the theme, such as Saviani (2010); Delors (et al., 2010); Pacheco (2003); between others.
Keywords: Currículo
Escola de tempo integral
História
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3505
Issue Date: 2019
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIEIRA.pdf574.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.