Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Petry, Vitor José-
dc.creatorMarques, Patricia Presotto Rodrigues-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-02-14T16:57:25Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-02-14T16:57:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3507-
dc.description.abstractThe Mathematical modeling, as a teaching methodology, aims to bring the mathematics taught in the classroom closer, to real situations, even enabling the learning of mathematics concepts and contents from problems proposed in other knowledge areas. The work was developed from the planning and application of a mathematical modeling proposal for the study of functions from two experiments related to problems usually discussed in Physics and Chemistry, respectively. The application took place in four classes of the first year of high school, in two public schools in Chapecó-SC city, with the participation of students of the Mathematics Course - Degree members of the Pedagogical Residency Program (PRP). Throughout the application, some evidence of modeling contributions in the learning of concepts related to functions was observed, being one of the main contributions identified is the student’s motivation to develop the proposed activities. The technological resources use also indicated contribution to the learning process, allowing approaches beyond those provided for in the school’s curriculum organization for first year students. The academics participation in the project application and in an exercise of pedagogical imagination in order to identify potentialities of the proposal was also the object of the analysis. Data collection took place through various instruments such as activities performed by students, testimonials from those involved, questionnaires, and observations and notes in the field diary. Data analysis took place in a discursive textual form, based on the collected data, according to the established categorization.pt_BR
dc.description.resumoA modelagem matemática, como metodologia de ensino, visa a aproximação da Matemática, ensinada em sala de aula, a situações reais, possibilitando, inclusive, a aprendizagem de conceitos e conteúdos de Matemática a partir de problemas propostos em outras áreas do conhecimento. O trabalho foi desenvolvido a partir do planejamento e aplicação de uma proposta de modelagem matemática para o estudo de funções a partir de dois experimentos relacionados a problemas habitualmente discutidos nas disciplinas de Física e Química, respectivamente. A aplicação se deu em quatro turmas de primeira série do Ensino Médio, em duas escolas públicas no município de Chapecó-SC, com a participação de acadêmicos do Curso de Matemática – Licenciatura, integrantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Ao longo da aplicação, foram observadas algumas evidências de contribuições da modelagem na aprendizagem de conceitos relacionados às funções, sendo uma das principais contribuições identificadas a motivação dos alunos para desenvolver as atividades propostas. O uso de recursos tecnológicos também indicou contribuições para o processo de aprendizagem, permitindo abordagens além das previstas na organização curricular das escolas para alunos de primeira série. A participação dos acadêmicos na aplicação do projeto e em um exercício de imaginação pedagógica com a finalidade de identificar potencialidades da proposta também foi objeto da análise. A coleta de dados se deu por diversos instrumentos, como: atividades realizadas pelos alunos, depoimentos dos envolvidos, questionários, além das observações e anotações no diário de campo. A análise dos dados se deu de forma textual discursiva, a partir dos dados coletados, de acordo com a categorização estabelecida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-02-14T13:04:57Z No. of bitstreams: 1 MARQUES.pdf: 1699746 bytes, checksum: 054a3cb2b7aaa9b338c6057669a81d09 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-14T16:57:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARQUES.pdf: 1699746 bytes, checksum: 054a3cb2b7aaa9b338c6057669a81d09 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-14T16:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARQUES.pdf: 1699746 bytes, checksum: 054a3cb2b7aaa9b338c6057669a81d09 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleModelagem matemática a partir do desenvolvimento de experimentos práticos para o estudo de funçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARQUES.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.