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Tipo: Monografia
Título: Transesterificação etílica do óleo de soja residual de fritura utilizando CaO como catalisador
Autor(es): Guimarães, Pedro Vinnicius Caitano
Primeiro Orientador: Wenzel, Bruno München
Primeiro coorientador: Lenz, Djonathan Luiz Giordani
Primeiro membro da banca: Cardoso, Manuela Gomes
Segundo membro da banca: Lermen, Andréia Monique
Resumo: Com o aumento da demanda mundial de energia devido ao crescimento populacional e a limitação da oferta de combustíveis fósseis, o desenvolvimento de pesquisas sobre combustíveis renováveis vem ganhando destaque. Entre eles, o beneficiamento de óleos e gorduras por meio da conversão em ésteres alquílicos, conhecidos popularmente como biodiesel. Neste contexto, o desafio é de se obter elevadas conversões, utilizando matériasprimas de baixo valor agregado, como os óleos residuais. Tendo isto em vista, o objetivo desse estudo é a determinação da viabilidade de produção do biodiesel via rota etílica, a partir de óleo de soja residual de fritura, utilizando o óxido de cálcio (CaO) como catalisador heterogêneo. A reação de transesterificação foi investigada buscando avaliar, através de um planejamento experimental, o efeito de algumas condições reacionais sobre a conversão de óleo em biodiesel. As variáveis investigadas foram: razão molar álcool:óleo, temperatura e tempo de reação. O produto da reação foi analisado em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), sendo determinado o teor de triglicerídeos, diglicerídeos e monoglicerídeos. O rendimento da reação foi determinado a partir de balanços materiais. Foi proposto e validado um modelo matemático de superfície de resposta capaz de predizer o rendimento em função das condições operacionais, bem como a determinação das condições ótimas do processo. A partir do modelo, foi determinado o rendimento de 82,8% nas seguintes condições: razão molar álcool:óleo de 24:1, temperatura de 90 ºC e 6 h de tempo de reação. Com base nos resultados obtidos neste trabalho, vislumbra-se o óleo residual de fritura como uma matéria-prima atrativa, de baixo custo e ambientalmente correta para produção de biodiesel, assim como o uso de etanol e o catalizador utilizado (CaO).
Abstract/Resumen: With the increase in world energy demand due to population growth and the limited supply of fossil fuels, the development of research on renewable fuels has gained prominence. Among them, the processing of oils and fats through conversion into alkyl esters, popularly known as biodiesel. In this context, the challenge is to achieve high conversion efficiencies using low added value raw materials such as waste oils. In view of this, the objective of this study is to determine the production efficiency of biodiesel via ethylic route from frying residual soybean oil using calcium oxide (CaO) as a heterogeneous catalyst. The transesterification reaction was investigated trying to evaluate, through experimental planning, the effect of some reaction conditions on the conversion of oil to biodiesel. These are: molar ratio alcohol:oil, temperature and reaction time. The reaction product was analyzed by High Performance Liquid Chromatography (HPLC), and the content of triglycerides, diglycerides and monoglycerides was determined. The reaction yield was determined from material balances. A response surface mathematical model capable of predicting yield as a function of operating conditions as well as determining optimal process conditions was proposed and validated. From the model, the 82.8% yield was determined under the following conditions: alcohol: oil molar ratio of 24:1, temperature of 90 ºC and 6 h of reaction time. Based on the results obtained in this work, residual frying oil is envisioned as an attractive, low cost and environmentally friendly feedstock for biodiesel production, as well as the use of ethanol and the catalyst used (CaO).
Palavras-chave: Etanol
Energia
Combustíveis
Biodiesel
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3557
Data do documento: 9-Dez-2019
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

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