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Tipo: Monografia
Título: Habilidade degradadora de combustíveis por isolados bacterianos
Autor(es): Berwaldt, Viviane de Vargas
Primeiro Orientador: Daroit, Daniel Joner
Primeiro coorientador: Della-Flora, Isabela Karina
Primeiro membro da banca: Alves, Alcione Aparecida de Almeida
Segundo membro da banca: Daniel Junior, Jair
Resumo: A contaminação de solos e águas por combustíveis é um dos grandes problemas no cenário mundial. Microrganismos são protagonistas na degradação destes contaminantes, formando a base de processos de biorremediação. Logo, o reconhecimento da habilidade degradadora de microrganismos pode contribuir para processos de biorremediação, como a bioaumentação. Este estudo objetivou avaliar o potencial de degradação de combustíveis [diesel S10 e S500, gasolina de aviação (GAV) e etanol] por isolados bacterianos obtidos a partir de uma caixa separadora óleo/água de uma lavagem automotiva. Testes de biodegradabilidade foram realizados em meio mineral contendo indicador redox e os combustíveis como únicas fontes de carbono e energia para o crescimento microbiano, além de experimentos para determinação da capacidade emulsificante (IE24) e hidrofobicidade celular dos isolados. Onze linhagens bacterianas, denominadas de UFFS 1 a UFFS 11, foram isoladas. Oito degradaram constituintes do diesel S10 nas concentrações de 5, 10 e 15 % (v/v). Testes realizados com diesel S10 resultaram, em geral, em baixos níveis de capacidade emulsificante; os isolados UFFS 6, 8, 9 e 11 apresentaram IE24 de 0,94 % (UFFS 8) a 10,14 % (UFFS 10) na presença de células, e de 0 % (UFFS 6 e 8) a 8,18 % (UFFS 9) na ausência de células. A hidrofobicidade celular, avaliada em diesel S10, variou de 0 % a 57,9 %, com destaque para os isolados UFFS 1 e 9 (~56 %). Quatro isolados foram selecionados (UFFS 6, 8, 9 e 11) para testes de degradação de diesel S500, GAV e etanol, na concentração de 10 %. Estes isolados foram capazes de degradar constituintes do diesel S500; contudo, não degradaram GAV e etanol, possivelmente devido a efeitos tóxicos nesta concentração. Isolados cultivados em diesel S500 e avaliados quanto à capacidade emulsificante de tolueno apresentaram IE24 de 24 % (UFFS 6) a ~71 % (UFFS 8 e 11) na presença de células, e de ~53 % na ausência de células, indicando a produção de bioemulsificantes extracelulares e também associados à superfície celular. A hidrofobicidade celular, avaliada com tolueno, variou de 80 % a 89 %. A produção de bioemulsificantes e as elevadas hidrofobicidades celulares podem atuar positivamente na acessibilidade dos constituintes do diesel S500 para a degradação microbiana. Os resultados obtidos para os quatro isolados selecionados sugerem sua aplicabilidade em processos de bioaumentação para a degradação de constituintes do óleo diesel, que deve ser confirmada por estudos subsequentes.
Abstract/Resumen: Soil and water contamination by fuels is one of the major problems on the world stage. Microorganisms are protagonists in the degradation of these contaminants, forming the basis of bioremediation processes. Therefore, recognition of the degrading ability of microorganisms can contribute to bioremediation processes, such as bioaugmentation. This study aimed to evaluate the degradation potential of fuels [diesel S10 and S500, aviation gasoline (GAV) and ethanol] by bacterial isolates obtained from an oil/water separator of an automotive wash. Biodegradability tests were performed in mineral medium containing redox indicator and fuels as the only carbon and energy sources for microbial growth, as well as experiments to determine the emulsifying capacity (IE24) and cellular hydrophobicity of the isolates. Eleven bacterial strains, named UFFS 1 to UFFS 11, were isolated. Eight strains degraded S10 diesel constituents at concentrations of 5, 10 and 15 % (v/v). Tests performed with S10 diesel generally resulted in low emulsifying capacity levels; isolates UFFS 6, 8, 9 and 11 presented IE24 from 0.94 % (UFFS 8) to 10.14 % (UFFS 10) in the presence of cells, and from 0 % (UFFS 6 and 8) to 8.18 %. (UFFS 9) in the absence of cells. Cellular hydrophobicity, evaluated on S10 diesel, ranged from 0 % to 57.9 %, with emphasis for UFFS 1 and 8 isolates (~ 56 %). Four isolates were selected (UFFS 6, 8, 9 and 11) for degradation tests using diesel S500, GAV and ethanol, at 10 %. These isolates were able to degrade diesel S500 constituents; however, they did not degrade GAV and ethanol, possibly due to toxic effects at this concentration. Isolates grown on S500 diesel and evaluated for toluene emulsifying capacity showed IE24 from 24 % (UFFS 6) to ~71 % (UFFS 8 and 11) in the presence of cells, and ~53 % in the absence of cells, indicating production of extracellular and cell-associated bioemulsifiers. Cellular hydrophobicity, assessed with toluene, ranged from 80 % to 89 %. The production of bioemulsifiers and high cellular hydrophobicities may positively affect the accessibility of diesel S500 constituents to microbial degradation. The results obtained for the four selected isolates suggest their applicability in bioaugmentation processes for the degradation of diesel oil constituents; however, this should be confirmed by subsequent studies.
Palavras-chave: Etanol
Combustíveis
Biodegradação
Meio ambiente
Agentes microbianos
Poluição da água
Poluição dos solos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3558
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

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