Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Eliane Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Santos, Rosemar Ayres dos-
dc.contributor.referee2Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.creatorSchweinberger, Bruna-
dc.date2019-12-05-
dc.date.accessioned2020-02-20T13:05:38Z-
dc.date.available2020-02-14-
dc.date.available2020-02-20T13:05:38Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3566-
dc.description.abstractPedagogical practices and / or teaching practices are necessary tools for the student teacher to learn, develop and perfect the art of teaching. This paper aims to analyze and verify how teaching practices are presented in Higher Education Institutions (HEIs) of the State of Rio Grande do Sul in Biological Sciences - Degree, based on research in Science Teaching. The collection and review of data, which were tabulated, analyzed, remembered and systematized throughout the investigation occurred from the bibliographical analysis of the pedagogical projects of the courses (PPC). As results of this study we point out that the analyzed HEIs meet what is expressed in the guidelines regarding the 400 hours of curricular practices as a component (PCC'S), being that Federal HEIs have 420h; the institutes offer between 400 and 408h; the Private ones have 456h and 400h and finally the DE offers in their curricular matrices the workload of 400h and 440h. We identified a series of peculiarities that articulate the discourse of teacher education and signify each curriculum, showing its identification with the questions directed to the subject, the teacher in formation. Each HEI presents the CCPs in a unique, joint and organized way through their teaching conceptions.pt_BR
dc.description.resumoAs práticas pedagógicas e/ou práticas de ensino são ferramentas necessárias para que o professor em formação (discente) possa aprender, desenvolver e aperfeiçoar a arte de ensinar. Este trabalho tem como objetivo analisar e averiguar como as práticas de ensino são apresentadas nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio Grande do Sul nos cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura, tendo por base a pesquisa em Ensino de Ciências. A coleta e revisão de dados, que foram tabulados, analisados, recordados e sistematizados ao longo da investigação ocorreu a partir da análise bibliográfica dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC). Como resultados desse estudo apontamos que as IES analisadas atendem o que está expresso nas diretrizes em relação as 400 horas de práticas curriculares como componente (PCC’S), sendo que IES Federais tem 420h; os Institutos ofertam entre 400 e 408h; as Privadas tem 456h e 400h e por fim as EaD ofertam em suas matrizes curriculares a carga horária de 400h e 440h. Foram identificadas uma série de peculiaridades que articulam o discurso da formação de professores e significam cada currículo, mostrando a sua identificação com as questões voltadas ao sujeito, ao professor em formação. Cada IES apresenta as PCC’s de forma singular, conjunta e organizada mediante as suas concepções de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-02-14T12:12:33Z No. of bitstreams: 1 SCHWEINBERGER.pdf: 719672 bytes, checksum: 352f5d2cbdc404e2ab18134067de1281 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-20T13:05:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHWEINBERGER.pdf: 719672 bytes, checksum: 352f5d2cbdc404e2ab18134067de1281 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-20T13:05:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHWEINBERGER.pdf: 719672 bytes, checksum: 352f5d2cbdc404e2ab18134067de1281 (MD5) Previous issue date: 2019-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titlePrática pedagógica e a formação inicial de professores de ciências e biologia: conceitos e práticaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHWEINBERGER.pdf702,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.