Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3566
Type: Monografia
Título : Prática pedagógica e a formação inicial de professores de ciências e biologia: conceitos e práticas
Author: Schweinberger, Bruna
First advisor: Santos, Eliane Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.referee2: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resume: As práticas pedagógicas e/ou práticas de ensino são ferramentas necessárias para que o professor em formação (discente) possa aprender, desenvolver e aperfeiçoar a arte de ensinar. Este trabalho tem como objetivo analisar e averiguar como as práticas de ensino são apresentadas nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio Grande do Sul nos cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura, tendo por base a pesquisa em Ensino de Ciências. A coleta e revisão de dados, que foram tabulados, analisados, recordados e sistematizados ao longo da investigação ocorreu a partir da análise bibliográfica dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC). Como resultados desse estudo apontamos que as IES analisadas atendem o que está expresso nas diretrizes em relação as 400 horas de práticas curriculares como componente (PCC’S), sendo que IES Federais tem 420h; os Institutos ofertam entre 400 e 408h; as Privadas tem 456h e 400h e por fim as EaD ofertam em suas matrizes curriculares a carga horária de 400h e 440h. Foram identificadas uma série de peculiaridades que articulam o discurso da formação de professores e significam cada currículo, mostrando a sua identificação com as questões voltadas ao sujeito, ao professor em formação. Cada IES apresenta as PCC’s de forma singular, conjunta e organizada mediante as suas concepções de ensino.
Resumen : Pedagogical practices and / or teaching practices are necessary tools for the student teacher to learn, develop and perfect the art of teaching. This paper aims to analyze and verify how teaching practices are presented in Higher Education Institutions (HEIs) of the State of Rio Grande do Sul in Biological Sciences - Degree, based on research in Science Teaching. The collection and review of data, which were tabulated, analyzed, remembered and systematized throughout the investigation occurred from the bibliographical analysis of the pedagogical projects of the courses (PPC). As results of this study we point out that the analyzed HEIs meet what is expressed in the guidelines regarding the 400 hours of curricular practices as a component (PCC'S), being that Federal HEIs have 420h; the institutes offer between 400 and 408h; the Private ones have 456h and 400h and finally the DE offers in their curricular matrices the workload of 400h and 440h. We identified a series of peculiarities that articulate the discourse of teacher education and signify each curriculum, showing its identification with the questions directed to the subject, the teacher in formation. Each HEI presents the CCPs in a unique, joint and organized way through their teaching conceptions.
Palabras clave : Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Prática profissional
Ensino
Instituições de Ensino Superior
Biologia
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3566
Fecha de publicación : 5-dic-2019
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SCHWEINBERGER.pdf702,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.