Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3567
Tipo: Monografia
Título: O papel da reflexão no processo de formação inicial de professores de ciências biológicas
Autor(es): Müller, Danieli Estefani
Primeiro Orientador: Güllich, Roque Ismael da Costa
Primeiro membro da banca: Maggiolaro, Graciela Paz
Segundo membro da banca: Leite, Fabiane de Andrade
Resumo: A reflexão é preponderante na formação inicial de professores de Ciências e Biologia, principalmente na produção de um de perfil de professores críticos. Para isso, o diário de formação torna-se instrumento necessário, por ser ferramenta que possibilita guiar/conduzir a reflexão. Sendo assim, a presente pesquisa de cunho qualitativo analisou 11 diários de formação desenvolvidos por sete licenciandos que cursaram componentes curriculares de Práticas de Ensino durante a 2ª, 3ª e 4ª fase do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) nos anos de 2016 a 2017, com o intuito de investigar as escritas dos mesmos, e assim perceber sua importância na formação dos licenciandos. As narrativas presentes nos 11 diários de formação foram analisadas a partir da análise temática de conteúdos e assim categorizadas em: i) concepções de ensino: técnica, prática e emancipatória; ii) níveis de reflexão descritivos, analíticoexplicativo e reflexivo-valorativo; e ainda foram analisados iii) conteúdos das reflexões, que surgiram da análise dos tópicos investigados anteriormente, sendo que foram encontrados nove diferentes tipos de conteúdos da reflexão entre as escritas. Desta forma, defendemos que estimular o licenciando na formação inicial a desenvolver um pensamento mais crítico e reflexivo, repercutirá, no futuro, em suas práticas em sala de aula, resultando em aulas mais dinâmicas que estimulem a investigação, a reflexão e a crítica de seus alunos.
Abstract/Resumen: The reflection is overweight in the initial training of Biology and Science Teachers, mainly to creation of critical teacher’s profile. For this, training diary becomes necessary instrument as a tool that allows leading the reflection. Therefore, this qualitative research analyzed the eleven training diaries, developed by seven undergraduates who attended the curriculum components teaching practices during the second, third and fourth phases of Biological Sciences – degree of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), in 2016 and 2017, in order to investigate their writings, and thus realize their importance in the training of undergraduates. The narratives in the 11 training diaries were analyzed from the thematic content analysis were analyzed from the thematic content analysis and categorized as follows: i) teaching conceptions: technical, practical and emancipatory; ii) descriptive, analytical-explanatory and reflective-value levels of reflection; and were still analyzed: iii) contents of the reflections, which emerged from the analysis of the topics previously investigated, and nine different types of reflection contents were found among the writings. Thus, we believe that stimulating the undergraduate student in the initial training to develop a more critical and reflective thinking will, in the future, impact on their classroom practices, resulting in more dynamic classes that stimulate the investigation, reflection and criticism of their students.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Educação
Biologia
Prática profissional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3567
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÜLLER.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.