Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wenzel, Judite Scherer-
dc.contributor.referee1Leite, Fabiane de Andrade-
dc.contributor.referee2Boelter, Ruben Alexandre-
dc.creatorSchmitz, Daniele Andrade-
dc.date2019-12-06-
dc.date.accessioned2020-02-20T13:07:28Z-
dc.date.available2020-02-14-
dc.date.available2020-02-20T13:07:28Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3568-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper deals with the theme of scientific dissemination (SD) with Science Teaching with a more focused focus on the use of Scientific Dissemination Texts (SDT). The review was performed by searching the SBEnBio Magazine website. The search was made through the terms: text of scientific dissemination or SDT; reading and scientific dissemination in the title and / or keywords. The focus was to identify the modes of SD, reading methodologies and the use of SDT in science teaching. Being found 5 articles with the term SDT, 10 articles for the term reading and 38 articles for the term SD, in total 51 articles were added. As for scientific dissemination, it was possible to identify a multiplicity of ways with various means to make knowledge reach students, when we look at the selected works through the reading descriptor, we realize that most of these works do not use reading practice, the process reading of which they refer is to read what is written, as to the works that contemplated we can say that the SDT is understood as a way to broaden the scientific language of students providing interaction, contextualization and reflection and has been used with mediation direct from the teacher, with pedagogical direction through reading, debate and writing.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso contempla a temática da divulgação científica (DC) junto ao Ensino de Ciências com um foco mais direcionado para o uso de Textos de Divulgação Científica (TDC). A revisão foi realizada mediante uma busca no site da Revista SBEnBio. A busca se deu mediante os termos: texto de divulgação científica ou TDC; leitura e divulgação científica no título e/ou nas palavras-chaves. O foco consistiu, em buscar identificar os modos de DC, metodologias de leitura e o uso de TDC junto ao Ensino de Ciências. Sendo encontrados 5 artigos com o termo TDC, 10 artigos para o termo leitura e 38 artigos para o termo DC, no total foram somados 51 artigos. Quanto à divulgação científica foi possível identificar uma multiplicidade de formas com diversos meios para fazer com que o conhecimento chegue aos estudantes, quando olhamos os trabalhos selecionados por meio do descritor leitura percebemos que a maior parte desses trabalhos não usarem da prática de leitura, o processo de leitura do qual se referiam é o de ler o que é escrito, quanto aos trabalhos que contemplaram podemos dizer que o TDC é compreendido como uma forma de ampliar a linguagem científica dos estudantes proporcionando interação, contextualização e reflexão e tem sido utilizado com a mediação direta do professor, com direcionamento pedagógico através da leitura, debate e escrita.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-02-14T13:58:22Z No. of bitstreams: 1 SCHMITZ.pdf: 723084 bytes, checksum: 94de941413dade24f5b5f4a54748f04c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-20T13:07:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHMITZ.pdf: 723084 bytes, checksum: 94de941413dade24f5b5f4a54748f04c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-20T13:07:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHMITZ.pdf: 723084 bytes, checksum: 94de941413dade24f5b5f4a54748f04c (MD5) Previous issue date: 2019-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectTextos de Divulgação Científicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleUm olhar para a divulgação científica no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHMITZ.pdf706,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.