Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3568
Type: Monografia
Título : Um olhar para a divulgação científica no ensino de ciências
Author: Schmitz, Daniele Andrade
First advisor: Wenzel, Judite Scherer
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Fabiane de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Boelter, Ruben Alexandre
Resume: O presente Trabalho de Conclusão de Curso contempla a temática da divulgação científica (DC) junto ao Ensino de Ciências com um foco mais direcionado para o uso de Textos de Divulgação Científica (TDC). A revisão foi realizada mediante uma busca no site da Revista SBEnBio. A busca se deu mediante os termos: texto de divulgação científica ou TDC; leitura e divulgação científica no título e/ou nas palavras-chaves. O foco consistiu, em buscar identificar os modos de DC, metodologias de leitura e o uso de TDC junto ao Ensino de Ciências. Sendo encontrados 5 artigos com o termo TDC, 10 artigos para o termo leitura e 38 artigos para o termo DC, no total foram somados 51 artigos. Quanto à divulgação científica foi possível identificar uma multiplicidade de formas com diversos meios para fazer com que o conhecimento chegue aos estudantes, quando olhamos os trabalhos selecionados por meio do descritor leitura percebemos que a maior parte desses trabalhos não usarem da prática de leitura, o processo de leitura do qual se referiam é o de ler o que é escrito, quanto aos trabalhos que contemplaram podemos dizer que o TDC é compreendido como uma forma de ampliar a linguagem científica dos estudantes proporcionando interação, contextualização e reflexão e tem sido utilizado com a mediação direta do professor, com direcionamento pedagógico através da leitura, debate e escrita.
Resumen : This Course Conclusion Paper deals with the theme of scientific dissemination (SD) with Science Teaching with a more focused focus on the use of Scientific Dissemination Texts (SDT). The review was performed by searching the SBEnBio Magazine website. The search was made through the terms: text of scientific dissemination or SDT; reading and scientific dissemination in the title and / or keywords. The focus was to identify the modes of SD, reading methodologies and the use of SDT in science teaching. Being found 5 articles with the term SDT, 10 articles for the term reading and 38 articles for the term SD, in total 51 articles were added. As for scientific dissemination, it was possible to identify a multiplicity of ways with various means to make knowledge reach students, when we look at the selected works through the reading descriptor, we realize that most of these works do not use reading practice, the process reading of which they refer is to read what is written, as to the works that contemplated we can say that the SDT is understood as a way to broaden the scientific language of students providing interaction, contextualization and reflection and has been used with mediation direct from the teacher, with pedagogical direction through reading, debate and writing.
Palabras clave : Divulgação científica
Textos de Divulgação Científica
Leitura
Ensino
Ciências
Estudo de caso
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3568
Fecha de publicación : 6-dic-2019
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SCHMITZ.pdf706,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.