Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Boelter, Ruben Alexandre-
dc.contributor.referee1Santos, Eliane Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Uhmann, Rosangela Inês Matos-
dc.creatorBack, Joice-
dc.date2019-12-05-
dc.date.accessioned2020-02-20T13:28:58Z-
dc.date.available2020-02-14-
dc.date.available2020-02-20T13:28:58Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3572-
dc.description.abstractPaleontology is the science that investigates the beings of the past and comprehends broad questions in several areas. The main objective of this study was to analyze the menus of the Pedagogical Projects of Degree Courses (PPC) in Biological Sciences in Higher Education Institutions (HEI) and to verify the insertion of the teaching of Paleontology. The Pedagogical Project of the Course contemplates the set of organizational and operational guidelines that express and guide the pedagogical practice of the course. This analysis was documentary, qualitative and quantitative, and we used three categories of analysis: Paleontology techniques, Paleontology concepts and Paleontology teaching. As a result, it was found that from a total of 26 PPCs analyzed, there is a greater emphasis on courses for Paleontology concepts which are specific content and only four menus address the teaching of Paleontology. Thus, such research points to the need to work on methodologies aimed at teacher education in specific subjects.pt_BR
dc.description.resumoA Paleontologia é a ciência que investiga os seres do passado e compreende questões amplas de diversas áreas. O objetivo principal desse estudo foi analisar as ementas dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas nas Instituições de Ensino Superior (IES) e verificar a inserção do ensino de Paleontologia. O PPC contempla o conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam a prática pedagógica do curso. Essa análise foi do tipo documental, quali-quantitativa e usamos três categorias de análise: técnicas de Paleontologia, conceitos de Paleontologia e ensino de Paleontologia. Como resultado, verificou-se que, de um total de 26 PPCs analisados, se dá uma maior ênfase nos cursos para os conceitos de Paleontologia que são os conteúdos específicos e somente quatro ementas abordam o ensino de Paleontologia. Dessa forma, tal pesquisa sinaliza para a necessidade de se trabalhar metodologias voltadas para formação de professores nas disciplinas específicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-02-14T12:37:07Z No. of bitstreams: 1 BACK.pdf: 464338 bytes, checksum: a008b8938f80caaac62fc42a08c8f7b5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-20T13:28:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BACK.pdf: 464338 bytes, checksum: a008b8938f80caaac62fc42a08c8f7b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-20T13:28:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BACK.pdf: 464338 bytes, checksum: a008b8938f80caaac62fc42a08c8f7b5 (MD5) Previous issue date: 2019-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectProjetos Pedagógicos de Cursospt_BR
dc.subjectGeologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleEnsino de paleontologia: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BACK.pdf453,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.