Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3572
Type: Monografia
Title: Ensino de paleontologia: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas
Author: Back, Joice
First advisor: Boelter, Ruben Alexandre
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Eliane Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Uhmann, Rosangela Inês Matos
Resume: A Paleontologia é a ciência que investiga os seres do passado e compreende questões amplas de diversas áreas. O objetivo principal desse estudo foi analisar as ementas dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas nas Instituições de Ensino Superior (IES) e verificar a inserção do ensino de Paleontologia. O PPC contempla o conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam a prática pedagógica do curso. Essa análise foi do tipo documental, quali-quantitativa e usamos três categorias de análise: técnicas de Paleontologia, conceitos de Paleontologia e ensino de Paleontologia. Como resultado, verificou-se que, de um total de 26 PPCs analisados, se dá uma maior ênfase nos cursos para os conceitos de Paleontologia que são os conteúdos específicos e somente quatro ementas abordam o ensino de Paleontologia. Dessa forma, tal pesquisa sinaliza para a necessidade de se trabalhar metodologias voltadas para formação de professores nas disciplinas específicas.
Abstract: Paleontology is the science that investigates the beings of the past and comprehends broad questions in several areas. The main objective of this study was to analyze the menus of the Pedagogical Projects of Degree Courses (PPC) in Biological Sciences in Higher Education Institutions (HEI) and to verify the insertion of the teaching of Paleontology. The Pedagogical Project of the Course contemplates the set of organizational and operational guidelines that express and guide the pedagogical practice of the course. This analysis was documentary, qualitative and quantitative, and we used three categories of analysis: Paleontology techniques, Paleontology concepts and Paleontology teaching. As a result, it was found that from a total of 26 PPCs analyzed, there is a greater emphasis on courses for Paleontology concepts which are specific content and only four menus address the teaching of Paleontology. Thus, such research points to the need to work on methodologies aimed at teacher education in specific subjects.
Keywords: Metodologia
Paleontologia
Projetos Pedagógicos de Cursos
Geologia
Ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3572
Issue Date: 5-Dec-2019
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BACK.pdf453,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.