Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3588
Tipo: Monografia
Título: Limites e potencialidades na gestão de uma cooperativa de agricultura familiar: o caso da Cooper Guatambú
Autor(es): Ciello, Rafael Nilo
Primeiro Orientador: Teixeira, Enise Barth
Primeiro coorientador: Fagundes, Julie Rossatto
Resumo: As cooperativas tem-se apresentado como uma forma alternativa de organização para a agricultura familiar, com o propósito de unir os agricultores interessados e fazer com que todos sejam beneficiados, através de políticas e incentivos que proporcionem o crescimento de ambos. Se tratando de gestão, é comum que no decorrer desse caminho, principalmente no começo, sejam encontrados problemas e dificuldades pertinentes e que conhecendo esses problemas e conhecendo as dificuldades dos associados é mais fácil diagnosticá-los e resolvê- los de uma maneira mais eficiente. Diante disso, esse estudo busca propor estratégias de gestão, com foco na sustentabilidade e na vantagem competitiva da organização, com o objetivo de promover o crescimento da empresa, pois uma gestão bem estruturada e engajada no crescimento dos associados garante que todos estejam motivados a produzir cada vez mais. A pesquisa se classifica como sendo do tipo qualitativa. Quanto aos fins como sendo exploratória e quanto aos meios um estudo de caso. O sujeito da pesquisa foi a gestora da cooperativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada e para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados obtidos pelas entrevistas apontam que os principais problemas encontrados é a falta de um modelo de gestão bem estruturada, sendo levantados alguns pontos como a falta de conhecimento cooperativista por parte dos associados e também o desperdício de alimentos. Constatou-se com as entrevistas que a elaboração de um planejamento de gestão seria a melhor opção nesse momento para a cooperativa, além de um sistema que interligue relatórios e possíveis compradores para que não haja desperdício de alimentos e que disponibilize outros serviços para a cooperativa. Assim sendo, não há dúvidas que um bom planejamento garanta não só o crescimento da cooperativa, mas também uma vantagem competitiva de sucesso.
Abstract/Resumen: Co-operatives have been presented as an alternative form of organization for family farming, with the purpose of uniting interested farmers and benefiting everyone through policies and incentives that foster their growth. When it comes to management, it is common that along this path, especially in the beginning, you will encounter pertinent problems and difficulties, and knowing these problems and knowing the difficulties of associates makes it easier to diagnose and solve them more efficiently. Given this, this study seeks to propose management strategies, focusing on sustainability and competitive advantage of the organization, with the objective of promoting the company's growth, because a well structured management and engaged in the growth of associates ensures that everyone is motivated to produce increasingly. The research is classified as qualitative. As for the ends as being exploratory and as for the means a case study. The research subject was the manager of the cooperative. Data were collected through semi-structured interviews and content analysis was used for data analysis. The results obtained from the interviews indicate that the main problems encountered are the lack of a well-structured management model, and some points such as the lack of cooperative knowledge on the part of the associates and also the waste of food were raised. It was found from the interviews that the elaboration of a management plan would be the best option for the cooperative at this time, as well as a system that interconnects reports and potential buyers so that there is no food waste and other services available to the cooperative. Therefore, there is no doubt that good planning ensures not only the cooperative's growth but also a successful competitive advantage.
Palavras-chave: Cooperativismo
Agricultura familiar
Estratégia organizacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3588
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIELLO.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.