Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/358
Type: Monografia
Título : Análise de livros didáticos de biologia com foco na educação ambiental
Author: Glassmann, Ângela Teresinha
First advisor: Uhmann, Rosangela Ines Matos
metadata.dc.contributor.referee1: Gullich, Roque Ismael da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Ferrera, Tiago Silveira
Resume: O presente trabalho apresenta uma análise feita em Livros Didáticos (LD) de Biologia do Ensino Médio (EM) utilizados pelos professores e alunos (de uma escola pública) em sala de aula com olhar para a temática da Educação Ambiental (EA) visto a inserção e/ou a relação com os conteúdos abordados. Mesmo que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre Meio Ambiente foquem na EA com princípio transformador de cuidado ambiental, ainda assim existem dificuldades entre os educadores em relacionar a temática com o conteúdo do componente curricular. Desta forma, é importante que estudemos mais o LD, uma ferramenta por vezes norteadora utilizada pelos professores em seu planejamento de ensino. Para isso foi realizada uma pesquisa documental referenciando alguns documentos e Leis, bem como uma analise em três LD distribuídos as escolas por intermédio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) utilizados por professores e alunos do ensino médio. Para tanto elaboramos uma tabela para cada LD destacando os excertos sobre a temática EA. Os resultados obtidos mostraram pouca inserção da EA, o que requer uma problematização para integração dos conteúdos específicos nos LD, os quais precisam ser revistos e discutidos, a exemplo do conteúdo: nutrição, respectivo a problematizar sobre a diminuição do consumo induzido de produtos enlatados e fabricados artificialmente, por exemplo.
Resumen : The present work presents an analysis made in Didactic Books (LD) of Biology of High School (MS) used by teachers and students (of a public school) in a classroom with a look at the theme of Environmental Education (EA) And / or the relationship with the content addressed. Although the National Curricular Parameters (NCP) on Environment focus on EE with a transforming principle of environmental care, there are still difficulties among educators in relating the theme to the content of the curricular component. In this way, it is important that we study LD more, a sometimes guiding tool used by teachers in their teaching planning. In order to do this, a documentary research was done referring to some documents and Laws, as well as an analysis in three LD distributed to schools through the National Program of Didactic Book (PNLD) used by teachers and students of high school. To do so, we draw up a table for each LD highlighting the excerpts on the theme EA. The results obtained showed little insertion of the EA, which requires a problematization to integrate the specific contents in the LD, which need to be reviewed and discussed, such as the content: nutrition, respective to question about the reduction of the induced consumption of canned products and Artificially manufactured, for example.
Palabras clave : Livro didático
Biologia
Educação
Parâmetros curriculares nacionais
Ensino médio
Educação ambiental
Didática
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/358
Fecha de publicación : 1-jun-2016
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GLASSMANN.pdf352,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.