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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.creatorFrigeri, Jaqueline-
dc.creatorMachado, Juliana-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-02-20T14:07:56Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-02-20T14:07:56Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3590-
dc.description.abstractThis project is a Final paper, which aims to produce an exploratory study about practices and processes of Education for Young and Adults (EJA in Portuguese), interfacing with the discussions of educational innovation, focusing on challenges, senses and meanings. Methodologically, it is a study of the state of knowledge, subsidized by references of the Work - GT-18 Education of Young and Adult People of the Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED and by constant productions in the virtual repository of the Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. We defined search words as: "Innovative Educational Practices in EJA", "Innovations in EJA" and "Youth and Adult Education". Theoretically, we rely on the discussions mainly carried out by Paulo Freire, Maria Clara Di Pierro and Sérgio Haddad, among others. Because of this inventory, we located in the GT – 18, of ANPED, 53 works attentive to the specificities sought and in the UFFS were 22 works. The works mapped and grouped in attached tables allow, as professionals of the area linked to the modality of Youth and Adult Education, to locate subsidies, concerns and possibilities regarding teaching/learning processes of this type of intervention/formation. As a consideration, we also point out that among the purposes of study, we aim to abstract aspects that demonstrate the opportunities, practices and commitments to innovation. Although tenuous, some highlights emerge, among which we present: the commitment to social citizenship protected by the exercise of the profession; the evidence of the need that the teacher of this public have trained to do so, since their destination, most of the time, is the result of chance; the understanding that the formative path of both can constitute an exercise of emancipation, among others that appears in the course of the study.pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual objetivou produzir estudo exploratório acerca de práticas e processos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na interface com as discussões da inovação educacional, focando desafios, sentidos e significados. Metodologicamente, é um estudo de estado do conhecimento, subsidiado por referenciais do Trabalho – GT-18 Educação de Pessoas Jovens e Adultas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e por produções constantes no repositório virtual da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Definimos como palavras de busca: “Práticas Educativas Inovadoras na EJA”, “Inovações na EJA” e “Educação de Jovens e Adultos”. Teoricamente, nos amparamos nas discussões majoritariamente efetuadas por Paulo Freire, Maria Clara Di Pierro e Sérgio Haddad, dentre outros. Como resultados deste inventário localizamos no GT-18 da ANPED 53 trabalhos atentos às especificidades buscadas e na UFFS foram 22 trabalhos. Os trabalhos cartografados e agrupados em quadros sinópticos anexos, permitem que, na condição de profissionais da área vinculados à modalidade de Educação de Jovens e Adultos, possamos localizar subsídios, inquietações e possibilidades relativas a processos de ensino/aprendizagem desta modalidade interventiva/formativa. Como considerações, destacamos igualmente, que dentre os propósitos de estudo, ensejamos abstrair aspectos que evidenciassem ensejos, práticas e compromissos com a inovação. Embora tênues, emergem alguns destaques dentre os quais apresentamos: o compromisso com a cidadania social resguardada pelo exercício da profissão; a evidência da necessidade de que o professor deste público tenha formação para tal, vez que sua destinação, na maioria das vezes, é resultado do acaso; a compreensão de que o percurso formativo de ambos pode vir a constituir-se num exercício de emancipação, dentre outros os quais comparecem no decorrer do estudo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-02-18T12:26:14Z No. of bitstreams: 1 FRIGERI.pdf: 1285650 bytes, checksum: ff0cf9f08a7b081ad370dbdc8899eb40 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-20T14:07:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRIGERI.pdf: 1285650 bytes, checksum: ff0cf9f08a7b081ad370dbdc8899eb40 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-20T14:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRIGERI.pdf: 1285650 bytes, checksum: ff0cf9f08a7b081ad370dbdc8899eb40 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectInovaçõespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleProcessos e práticas da Educação de Jovens e Adultos (EJA): perspectivas de inovação educacionalpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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