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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Rosemar Ayres dos-
dc.contributor.referee1Wenzel, Judite Scherer-
dc.contributor.referee2Uhmann, Rosângela Inês Matos-
dc.creatorSantos, Lidiane Silva-
dc.date2019-11-28-
dc.date.accessioned2020-02-21T13:41:37Z-
dc.date.available2021-12-19-
dc.date.available2020-02-21T13:41:37Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3593-
dc.description.abstractEnvironmental education is considered a cross-cutting theme and should be transversalized by the Curriculum Components, however, this theme is often not problematized in the classroom with the claim that there is not enough time, which is not a usual theme, and yet, that there is no support material to be used in the classroom. In this context, we investigate: how are the curriculum components of the Physics courses of Brazilian institutions Environmental Education discussed? Is there a specific curriculum component or is it diluted within other curriculum components? Based on Paulo Freire's epistemology. Our general objective is to study the institutions present in the University Ranking Folha - 2018, with their respective campuses that offer the Physics course. As specific objectives, investigate the PPCs of Brazilian universities, check how physics courses discuss environmental education in their curriculum, whether or not they offer subjects on each campus of the university, how many offer checking the Ranking. Verify and analyze the Environmental Education theme that have already been incorporated into undergraduate courses. Check how physics courses discuss environmental education in their curriculum. Thus showing whether or not subjects are offered on each campus of the university. For such we use the content analysis and had as corpus of analysis the Pedagogical projects of Physics courses of the institutions present in the University Ranking Folha - 2018. Thus we bring some reflections about the results, of 149 institutions analyzed only 48 universities have Environmental Education as a curriculum component in your grade. However, their main objective is to train reflective teachers, and envision the teaching of Environmental Education to their students. Thus, ensure the formation of physics graduates with a professional profile that enables them, among others, to act with respect to individual and collective rights. With this, we can say that Environmental Education is an open field for research and teaching in schools and universities.pt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental pode ser considerada um tema transversal, devendo ser tranversalizado pelos Componentes Curriculares, entretanto, muitas vezes, esta temática não é problematizada em sala de aula com a alegação de que não há tempo hábil, que não é um tema usual e, ainda, que não há material de apoio para ser utilizado na sala de aula. Nesse contexto, investigamos: como são discutidos nos componentes curriculares dos cursos de Física e das instituições brasileiras a Educação Ambiental? Há um componente curricular específico ou é diluída dentro de outros componentes curriculares? Tendo como base a epistemologia de Paulo Freire. Objetivamos de forma geral realizar o estudo das instituições presentes no Ranking Universitário Folha – 2018, com seus respectivos campis que oferecem o curso de Física. Como objetivos específicos, investigar os PPCs das universidades brasileiras, verificar como os cursos de física discutem a educação ambiental nas suas grades curriculares, se oferecem ou não disciplinas sobre o tema em cada campus da universidade, quantas oferecem verificando o Ranking. Verificar e analizar a temática Educação Ambiental que já foi incorporada no âmbito dos cursos de graduação. Verificar como os cursos de física discutem a educação ambiental nas suas grades curriculares. Mostrando assim, se oferecem ou não disciplinas sobre o tema em cada campus da universidade. Para tal nos valemos da análise de conteúdo e tivemos como corpus de análise os projetos Pedagógicos de cursos de Física das instituições presentes no Ranking Universitário Folha – 2018. Assim trazemos algumas reflexões a respeito dos resultados, de 149 instituições analisadas apenas 48 universidades possuem Educação Ambiental como componente curricular na sua grade. Porém estas tem como principal objetivo formar o professor-reflexivos, e vislumbrando o ensino de Educação Ambiental para seus estudantes. Sendo assim, garantir a formação de licenciados em Física com um perfil profissional que os possibilite, dentre outras, a atuação com respeito aos direitos individuais e coletivos. Com isso, podemos afirmar que a Educação Ambiental é um campo aberto para pesquisa e ensino nas escolas e universidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-12-19T16:53:42Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 1105552 bytes, checksum: 35b53ca96fa51ce1bb988e8f22e0a2f3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-21T13:41:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 1105552 bytes, checksum: 35b53ca96fa51ce1bb988e8f22e0a2f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-21T13:41:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 1105552 bytes, checksum: 35b53ca96fa51ce1bb988e8f22e0a2f3 (MD5) Previous issue date: 2019-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.titleA presença da educação ambiental nos cursos de física das instituições brasileiraspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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