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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3614
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Souza, Fábio Francisco Feltrin de | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Barros, Valeria Esteves Nascimento de | - |
dc.contributor.referee1 | Souza, Fábio Feltrin de | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Ricardo | - |
dc.contributor.referee3 | Gruner, Clóvis | - |
dc.creator | Garcez, João Pedro | - |
dc.date | 2018-12-18 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-19T17:53:40Z | - |
dc.date.available | 2020-03-19T17:53:40Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3614 | - |
dc.description.resumo | Esse estudo analisa a série fotográfica Marcados da artista Claudia Andujar, publicizada no formato de fotolivro em 2009, e constituída por 82 fotografias de retrato tiradas entre os Yanomami da Amazônia entre 1981 e 1984, no contexto de um projeto de saúde e vacinação contra a epidemia de sarampo que abalava a região. Após concluído o trabalho de saúde e conquistada a demarcação das terras Yanomami, Andujar recuperou as fotografias, montou-as em novas narrativas (no formato de exposições, de fotofilme, de fotolivro), e decidiu publicizá-las, dando uma nova camada de significado (e visibilidade) para as imagens. Em nossa leitura, Andujar quis, pela via da imagem, fazer um esforço de simbolização do processo colonial que acometeu o Brasil desde 1500 e que continua se manifestando no presente através de novas formas. Seu trabalho foi uma tentativa ético-política de dar sentido e de resistir a esse trauma, de testemunhá-lo, entendido tanto no sentido histórico como no psicanalítico do termo. Assim, investigamos, a partir da dimensão anacrônica das imagens de Marcados, a hipótese que a obra acaba por evocar as noções de trauma e testemunho como instrumentos heurísticos para pensarmos a constituição histórica e cultural do Brasil através de seus esquecimentos, recalques e vazios. A noção de trauma será lida em relação com o conceito de etnocídio e também com os escritos de testemunho dos indígenas Davi Kopenawa e Ailton Krenak, realizando um exercício de descolonizar, para o contexto brasileiro, a discussão em torno da teoria do trauma. A noção de testemunho será trabalhada enquanto uma elaboração de memória e enquanto um tipo de arte (arte de testemunho), servindo como baliza para pensarmos em uma historiografia testemunhal como um exercício de politização do tempo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-10T14:04:30Z No. of bitstreams: 1 GARCEZ.pdf: 2104886 bytes, checksum: a4edcfc515591fd4b780d758e6b4d3ee (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-19T17:53:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GARCEZ.pdf: 2104886 bytes, checksum: a4edcfc515591fd4b780d758e6b4d3ee (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Fotolivro | pt_BR |
dc.subject | Testemunho | pt_BR |
dc.title | Marcados e as fotografias de Claudia Andujar: o trauma colonial do Brasil e os testemunhos do etnocídio | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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