Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Giora, Gustavo-
dc.contributor.referee1Giora, Gustavo-
dc.contributor.referee2Bem, Daniel Francisco de-
dc.contributor.referee3Caprara, Bernardo Mattes-
dc.creatorParis, Camila de-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-03-19T18:38:00Z-
dc.date.available2020-03-19T18:38:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3620-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivo interpretar a ação pedagógica contida na escola ninja do mangá Naruto como uma instituição social que tem por atribuição produzir o habitus social do estudante. Para isso, será utilizado a obra “A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino” do sociólogo Pierre Bourdieu escrita em parceria com Jean-Claude Passeron. A metodologia utilizada foi a análise de discurso, onde foram analisados 21 capítulos da primeira parte do mangá Naruto, optando-se por este recorte por retratar o ingresso na escola e o processo de socialização dos personagens em suas trajetórias como estudantes ninjas. A partir da análise foi verificado como a ação pedagógica empreendida pelos professores na escola é reprodutora das relações de poder. Toma-se um discurso dominante que é disseminado por meio da imposição e da ocultação, e violência simbólica que é imperceptível aos olhos dos agentes. Como resultados, observamos que a escola ninja é um espaço de reprodução de estruturas sociais, que reproduz e reforça as desigualdades sociais, dominada pelo habitus do guerreiro incorporando a estrutura social no modo de ser, perceber, pensar e agir dos seus personagens de tal forma que eles reproduzem essa estrutura inconscientemente. Dessa maneira, compreendemos que a análise do mangá Naruto a partir dos conceitos descritos pelos autores representa um exercício sociológico que permite usar de um objeto empírico para transformá-lo em um objeto de estudo sociológico, permitindo que o conhecimento científico ultrapassasse a barreira dos muros da academia possibilitando seu acesso, e sobretudo sua compreensão para a sociedade de um modo mais amplo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-09T14:16:02Z No. of bitstreams: 1 PARIS.pdf: 597470 bytes, checksum: f7c12a65a78db8ec9bb9ad90a20a5e72 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-19T18:38:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PARIS.pdf: 597470 bytes, checksum: f7c12a65a78db8ec9bb9ad90a20a5e72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-19T18:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PARIS.pdf: 597470 bytes, checksum: f7c12a65a78db8ec9bb9ad90a20a5e72 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMangápt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleEsse é meu jeito ninja? uma interpretação sociológica da escola ninja no mangá Naruto através da teoria de Pierre Bourdieupt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARIS.pdf583,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.