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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Giora, Gustavo | - |
dc.contributor.referee1 | Giora, Gustavo | - |
dc.contributor.referee2 | Bem, Daniel Francisco de | - |
dc.contributor.referee3 | Caprara, Bernardo Mattes | - |
dc.creator | Paris, Camila de | - |
dc.date | 2019 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-19T18:38:00Z | - |
dc.date.available | 2020-03-19T18:38:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3620 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa tem por objetivo interpretar a ação pedagógica contida na escola ninja do mangá Naruto como uma instituição social que tem por atribuição produzir o habitus social do estudante. Para isso, será utilizado a obra “A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino” do sociólogo Pierre Bourdieu escrita em parceria com Jean-Claude Passeron. A metodologia utilizada foi a análise de discurso, onde foram analisados 21 capítulos da primeira parte do mangá Naruto, optando-se por este recorte por retratar o ingresso na escola e o processo de socialização dos personagens em suas trajetórias como estudantes ninjas. A partir da análise foi verificado como a ação pedagógica empreendida pelos professores na escola é reprodutora das relações de poder. Toma-se um discurso dominante que é disseminado por meio da imposição e da ocultação, e violência simbólica que é imperceptível aos olhos dos agentes. Como resultados, observamos que a escola ninja é um espaço de reprodução de estruturas sociais, que reproduz e reforça as desigualdades sociais, dominada pelo habitus do guerreiro incorporando a estrutura social no modo de ser, perceber, pensar e agir dos seus personagens de tal forma que eles reproduzem essa estrutura inconscientemente. Dessa maneira, compreendemos que a análise do mangá Naruto a partir dos conceitos descritos pelos autores representa um exercício sociológico que permite usar de um objeto empírico para transformá-lo em um objeto de estudo sociológico, permitindo que o conhecimento científico ultrapassasse a barreira dos muros da academia possibilitando seu acesso, e sobretudo sua compreensão para a sociedade de um modo mais amplo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-09T14:16:02Z No. of bitstreams: 1 PARIS.pdf: 597470 bytes, checksum: f7c12a65a78db8ec9bb9ad90a20a5e72 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-19T18:38:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PARIS.pdf: 597470 bytes, checksum: f7c12a65a78db8ec9bb9ad90a20a5e72 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-19T18:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PARIS.pdf: 597470 bytes, checksum: f7c12a65a78db8ec9bb9ad90a20a5e72 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mangá | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.title | Esse é meu jeito ninja? uma interpretação sociológica da escola ninja no mangá Naruto através da teoria de Pierre Bourdieu | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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