Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Almir Paulo dos-
dc.contributor.referee1Santos, Almir Paulo dos-
dc.contributor.referee2Ody, Leandro Carlos-
dc.contributor.referee3Bonez, Juliane-
dc.creatorPaliano, Indiamara dos Santos-
dc.date2020-01-09-
dc.date.accessioned2020-03-19T19:30:03Z-
dc.date.available2020-03-19T19:30:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3638-
dc.description.abstractSchool dropout is one of the major problems currently facing the village. There is a high rate of adolescents who end up dropping out of school from elementary to high school and even without completing elementary school. Some hypotheses may be associated with these indices, including: student shyness; the lack of family structure; the outlet for the sale of handicrafts; early pregnancy; insertion of new materials; entry into the labor market; the methodology used in teaching / learning; disinterest; students with cognitive difficulties; students with reading interpretation difficulties, which makes it more difficult to learn content because they are not fully literate; alcohol addiction; financial needs. The present research refers to school dropout at the FÁG MÁG field school, located in Charrua, Rio Grande do Sul State. They aim to understand what are the main causes and consequences that lead the students of the Indigenous State School Fundamental Fág Mág, from the indigenous land of Ligeiro leaving school. The method of data collection will be through the study of the documentary analysis carried out with the departed students' secretariat sector (2014 to 2018) and semi-structured interview with manager, teachers, some former students of the indigenous community, seeking to understand the main reasons for evasion and its consequences for their educational and professional life. The analysis of the results will contribute to “identify” possible alternatives for reducing school dropout, contributing to the qualification and reduction of dropout, ensuring a greater opportunity for the insertion of the Indigenous in Higher Education. It was evidenced that learning difficulties, age-grade distortion, early pregnancy, among others, are the main elements found in this research at the indigenous school FÁG MÁG. Some actions are proposed, such as dialogue between the school and families, extra-class classes for better teaching and learning. Dropout is a process that involves choice, integration and commitment between the school and the school community. This may be a possible way to reduce dropout and advance the educational quality of the municipality.pt_BR
dc.description.resumoA evasão escolar é um dos grandes problemas atualmente enfrentados na aldeia. Há um grande índice de adolescentes que acabam evadindo da escola na passagem do ensino fundamental para o médio e até mesmo sem concluir primeiro o ensino fundamental. Algumas hipóteses podem estar associados a esses índices, dentre eles: a timidez dos alunos; a falta de estrutura familiar; a saída para a venda do artesanato; gravidez precoce; inserção de novas matérias; a entrada no mercado de trabalho; a metodologia utilizada no ensino/aprendizagem; o desinteresse; alunos com dificuldades cognitivas; alunos com dificuldades de interpretação de leitura, o que gera mais dificuldade de aprender conteúdos, por não estarem totalmente alfabetizados; vício em bebidas alcoólicas e necessidades financeiras. A presente pesquisa é referente a evasão escolar na escola do campo FÁG MÁG, localizada no município de Charrua, no Estado do Rio Grande do Sul. Tem por objetivo compreender quais são as principais causas e consequência que levam os alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Fág Mág, da terra indígena de Ligeiro a abandonarem o ensino escolar. O método de coleta de dados dar-se-á por meio de estudo da análise documental realizada junto a referida escolas sobre os estudantes evadidos (2014 a 2018) e de entrevista semiestruturada com gestor/a, professores/as, alguns ex-alunos da comunidade indígena, buscando compreender quais as principais razões da evasão e suas consequências a sua vida educacional e profissional. A análise dos resultados contribuirá para “identificar” possíveis alternativas para a redução da evasão escolar, contribuindo com a qualificação e diminuição da evasão, assegurando uma maior oportunidade para a inserção do Indígena no Ensino Superior. Evidenciou-se que a dificuldade na aprendizagem, a distorção idade-série, gravidez precoce dentre outras, são os principais elementos encontrados nessa pesquisa na escola indígena FÁG MÁG. Algumas ações são propostas, como o diálogo entre a escola e as famílias, aulas extraclasse para um melhor ensino aprendizagem. A evasão é um processo que envolve escolha, integração e comprometimento, entre a escola e a comunidade escolar. Esse pode ser um caminho possível para diminuir a evasão e avançar na qualidade educacional do Município.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-12T12:52:15Z No. of bitstreams: 1 PALIANO.pdf: 614818 bytes, checksum: 7abe3a05774915689210bcf29b6c57b1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-19T19:30:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PALIANO.pdf: 614818 bytes, checksum: 7abe3a05774915689210bcf29b6c57b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-19T19:30:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PALIANO.pdf: 614818 bytes, checksum: 7abe3a05774915689210bcf29b6c57b1 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectComunidade indígenapt_BR
dc.subjectKaingangpt_BR
dc.titleEducação do campo: evasão escolar na Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Fág Mágpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALIANO.pdf600,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.