Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3641
Tipo: Dissertação
Título: A contribuição da Geografia, na Educação Básica, na construção da cidadania: uma análise a partir do território
Autor(es): Pauli, Graciela Regina Gritti
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Primeiro coorientador: Paim, Robson Olivino
Primeiro membro da banca: Paim, Marilane Maria Wolff
Segundo membro da banca: Paim, Robson Olivino
Terceiro membro da banca: Castro, Cloves Alexandre de
Quarto membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: A educação para a cidadania é um dos objetivos da Educação Básica, e a Geografia, como uma disciplina desse nível de ensino, deve contribuir para a formação do cidadão. Esta pesquisa tem como tema “A contribuição da Geografia, na Educação Básica, na construção da cidadania: uma análise a partir do território” e teve como objetivo analisar a contribuição do ensino da Geografia, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim/RS), para a compreensão do espaço geográfico numa visão de cidadania. Foram definidos como objetivos específicos discutir os saberes e as estratégias pedagógicas desenvolvidos no ensino da Geografia na Educação Básica da escola e analisar como o aluno de Ensino Médio da Educação Básica compreende o espaço vivido enquanto território, no mundo contemporâneo, a partir do estudo da Geografia. A metodologia é a da pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. A investigação contou com a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a fim de identificar a noção de cidadão/cidadania expressa nele, do plano de trabalho do professor de Geografia da turma, nos três anos de Ensino Médio, e do livro didático utilizado, referenciados nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio. Houve intervenção, por meio da realização de grupo focal com os estudantes. Entre as conclusões, verificou-se que os estudantes não percebem a educação, o trabalho e o lazer como direitos de cidadania. Fenômenos como o da globalização existem enquanto “fábula” ou “perversidade” e não como “possibilidade” e parecem ter existência própria, independentes do sistema. Eles não percebem o arranjo espacial/territorial como refletindo a estrutura do sistema dominante. O território é percebido em seu aspecto econômico e raramente enquanto espaço da vida humana. Os estudantes mostraram desconhecer o território urbano local e tiveram dificuldade de perceberem-se inseridos em um espaço classificado de acordo com as faixas de renda. Assim, há a necessidade de, no trabalho com as diferentes escalas espaciais, ter presente que a cidadania, cujo exercício se inicia no território local, pode se expandir para outras escalas e que, para se sentir pertencente, é necessário conhece esse território. São apresentados, como produto da pesquisa, princípios e sugestões a serem observados no trabalho com a disciplina de Geografia na Educação Básica.
Abstract/Resumen: The education for citizenship is one of the objectives of Basic Education and Geography, as a discipline of this level of education, must contribute to the formation of the citizens. This research has as topic “Geography’s contribution in the Basic Education at the construction of citizenship: an analysis from the territory” and aimed to analyze the contribution of Geography teaching in a third year high school class, at Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim/RS), for understanding the geographic space in a citizenship vision. Specific objectives were defined to discuss the knowledge and pedagogical strategies developed in the teaching of Geography in the Basic Education of the school, and to analyze how the High School student of Basic Education understands the space lived as a territory, from the study of Geography, in a contemporary world. The methodology is that of action-research, qualitative boarding in the modality of study. The investigation counted on the analysis of Pedagogical Political Project (PPP) of the school, in order to identify the notion of citizen/citizenship expressed in it, of the geography teacher’s work plan in the three years of high school, and the textbook used, referenced in the Curriculum Parameters for High School. There was intervention, through the focal group with the students. Among the conclusions, it was verified that the students do not understand the education, work and leisure as citizenship rights. Phenomenon such as globalization, exist as a "fable" or a "perversity" rather than a "possibility" and seem to have their own existence, independents of the system. They do not perceive the spatial / territorial arrangement as reflecting the structure of the dominant system. The territory is perceived in your economic aspect and rarely as a space of human life. Students showed to be unaware the local urban territory and had difficulties to perceiving themselves inserted in a space classified according to income brackets. In this way, it is necessary, in working with different spatial scales, to bear in mind that citizenship, whose exercise begin on the local territory, may expand to other scales and for feel belonging, it is needed to know it. The research product presents some principles and suggestions to be observed when working with the discipline of Geography in Basic Education.
Palavras-chave: Ensino Médio
Geografia
Território
Cidadania
Formação continuada de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3641
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULI.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.