Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee2Valério, Mairon Escorsi-
dc.contributor.referee3Dourado, Ivan Penteado-
dc.creatorRacoski, Franciele-
dc.date2019-08-30-
dc.date.accessioned2020-03-20T17:45:54Z-
dc.date.available2020-03-20T17:45:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3644-
dc.description.abstractThe present work presents the dissertation of the stricto sensu postgraduate course to obtain the degree of Professional Master in Education by the Federal University of the South Frontier. It has as a research theme the school infrequency and its relations with the expressions of the students social question of the Municipal School of Paiol Grande, Erechim, Rio Grande do Sul. The objective was to analyze the problem of infrequency, with the purpose of creating a diagnosis of infrequent students as the final product of the research. For this in the research we analyze and identify its possible causes. The analysis of infrequency cases had as a methodological resource a structured questionnaire, used as a source of data collection, which was applied to students and teachers of elementary school. The data were submitted to content analysis. The results are similar to the expressions of the social question, intertwined in the cases of infrequent students. The most present manifestations are related to the lack of commitment of the family to the education of the children, to the socioeconomic difficulties, and the absence of the students in glimpsing a perspective of a better future, through education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a dissertação do curso de pós-graduação stricto sensu para a obtenção do grau de Mestre Profissional em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem como tema de pesquisa a infrequência escolar e suas relações com as expressões da questão social dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paiol Grande, do município de Erechim, Rio Grande do Sul. O objetivo foi analisar a problemática da infrequência, com o intuito de criar um diagnóstico dos alunos infrequentes como produto final da pesquisa. Para tanto na pesquisa analisamos e identificamos suas possíveis causas. A análise dos casos de infrequência, teve como recurso metodológico um questionário estruturado, utilizado como fonte de coleta de dados, o qual foi aplicado aos estudantes e professores do Ensino Fundamental da escola. Os dados obtidos, a respeito das expressões da questão social apresentadas nos discursos dos participantes sobre infrequência escolar, foram submetidos a análise de conteúdo. Os resultados se assemelham quanto às expressões da questão social, entrelaçadas nos casos de alunos infrequentes. As manifestações mais presentes estão relacionadas à falta de comprometimento da família para com a educação dos filhos, às dificuldades socioeconômicas, e a ausência dos alunos em vislumbrarem uma perspectiva de futuro melhor, por intermédio da educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-16T18:31:56Z No. of bitstreams: 1 RACOSKI.pdf: 2786704 bytes, checksum: 2261d3f6b12e8399e12955c4ef1e5df3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T17:45:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RACOSKI.pdf: 2786704 bytes, checksum: 2261d3f6b12e8399e12955c4ef1e5df3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T17:45:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RACOSKI.pdf: 2786704 bytes, checksum: 2261d3f6b12e8399e12955c4ef1e5df3 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFrequência escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleAs expressões da questão social apresentadas na infrequência escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RACOSKI.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.