Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3645
Tipo: Dissertação
Título: O fenômeno juvenilização na educação de pessoas jovens e adultas no Município de Ponte Serrada-SC
Autor(es): Lódi, Emeline Dias
Primeiro Orientador: Sanceverino, Adriana Regina
Primeiro membro da banca: Sanceverino, Adriana Regina
Segundo membro da banca: Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Terceiro membro da banca: Silva, Ivone Maria Mendes
Quarto membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Resumo: Nos últimos anos, observa-se um aumento considerável de jovens matriculados(as) na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), esse fato caracteriza o que vem sendo denominado fenômeno juvenilização da EJA, em vista disso, considera-se relevante aprofundar as discussões sobre esta temática. Desse modo, objetivou-se compreender o fenômeno juvenilização na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) no munícipio de Ponte Serrada-SC, buscando identificar mediante análise os motivos que levam os(as) jovens evadirem do Ensino de Crianças, Adolescentes e Jovens e/ou migrarem para EJA. Para tanto, elencou-se como objetivos específicos: caracterizar o perfil dos(as) jovens com idade entre 15 e 24 anos matriculados(as) na EJA do NAES de Ponte Serrada-SC; identificar os motivos que levaram os(as) jovens evadirem do Ensino de Crianças, Adolescentes e Jovens e/ou migrarem para a EJA; analisar os interesses e expectativas dos(as) jovens em relação à escolarização e como proposta de intervenção, realizar um encontro para socialização dos resultados da pesquisa junto a Rede de Atendimento Intersetorial do município de Ponte Serrada-SC. Quanto à metodologia, empregou-se a abordagem quantiqualitativa nessa pesquisa de tipo exploratória e descritiva. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento no banco de dados da ANPEd nacional, no Catálogo de Teses de Dissertações da CAPES, e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A apreensão dos dados empíricos se deu por meio da pesquisa de campo, e para coleta de dados utilizaram-se questionário e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados seguindo as técnicas de análise de conteúdo estabelecidas por Bardin (1977). Inicialmente aplicou-se o questionário a todos(as) os(as) estudantes com idade entre 15 e 24 anos matriculados(as) no ensino fundamental e médio da EJA do NAES do município de Ponte Serrada-SC, correspondendo a um total de 55 estudantes, posteriormente realizaram-se as entrevistas com uma amostra representativa de 12 estudantes, bem como com três professoras e a gestora. Os resultados evidenciam a crescente juvenilização nesta instituição de ensino, haja vista que 75.34% dos(as) estudantes são jovens. Com relação aos motivos que os(as) levaram evadirem do Ensino de Crianças, Adolescente e Jovens e/ou migrarem para a EJA foi possível constatar as seguintes motivações: relações com a escola, processo de escolarização, trabalho e fatos da vida. Quanto aos interesses e as expectativas dos(as) jovens em relação à escolarização, esses(as) manifestam positivamente o desejo de ingressarem em uma universidade e/ou realizarem um curso técnico profissionalizante. Por conseguinte, ressalta-se o compromisso com a divulgação e a socialização dos resultados obtidos nesta pesquisa junto a Rede de Atendimento Intersetorial do município de Ponte Serrada-SC com o intuito de promover a reflexão acerca da realidade investigada para que seja possível estabelecer outros olhares sobre os(as) jovens e as juventudes, pois o fenômeno juvenilização representa a nova identidade da EJA.
Abstract/Resumen: En los últimos años, ha habido un aumento considerable de jóvenes matriculados en Educación de Personas Jóvenes y Adultas (EJA). Este hecho caracteriza lo que se ha llamado el fenómeno juvenilización de la EJA. En vista de esto, se considera relevante profundizar discusiones sobre este tema. Así, el objetivo fue comprender el fenómeno juvenilización en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en el municipio de Ponte Serrada-SC, buscando identificar a través del análisis las razones que llevan a los jóvenes a evadir la enseñanza de niños, adolescentes y jóvenes. y / o migrar a EJA. Para ello, se enumeró como objetivos específicos: caracterizar el perfil de los jóvenes de entre 15 y 24 años inscritos en la EJA de la NAES en Ponte Serrada-SC; identificar las razones que llevaron a los jóvenes a abandonar la enseñanza de niños, adolescentes y jóvenes y / o migrar a EJA; analizar los intereses y expectativas de los jóvenes en relación con la escolarización y, como propuesta de intervención, celebrar una reunión para socializar los resultados de la investigación con la Rede de Atención Intersectorial de la ciudad de Ponte Serrada-SC. En cuanto a la metodología, se utilizó el enfoque cuantitativo y cualitativo en esta investigación exploratoria y descriptiva. En primer lugar, se realizó una investigación bibliográfica del tipo Estado del Conocimiento en la base de datos nacional ANPEd, en el Catálogo de Tesis de Disertación CAPES y en la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones (BDTD). Los datos empíricos se obtuvieron mediante investigación de campo, y se utilizó una entrevista semiestructurada y un cuestionario para la recopilación de datos. Los datos se analizaron siguiendo las técnicas de análisis de contenido establecidas por Bardin (1977). Inicialmente, el cuestionario se aplicó a todos los estudiantes de 15 a 24 años matriculados en la enseñanza fundamental y medio en la EJA de la NAES en Ponte Serrada-SC, lo que corresponde a un total de 55 estudiantes. Posteriormente, se realizaron entrevistas con una muestra representativa de 12 estudiantes, así como con tres maestras y el gerente. Los resultados muestran el aumento de la juventud en esta institución educativa, considerando que el 75.34% de los estudiantes son jóvenes. En cuanto a los motivos que los llevaron a evadir la enseñanza de niños, adolescentes y jóvenes y / o migrar a la EJA, fue posible verificar las siguientes motivaciones: relaciones con la escuela, proceso escolar, trabajo y hechos de la vida. Con respecto a los intereses y expectativas de los jóvenes en relación con la escolarización, estos expresan positivamente el deseo de ingresar a una universidad y / o realizar un curso técnico profesional. Por lo tanto, se enfatiza el compromiso con la difusión y socialización de los resultados obtenidos en esta investigación con la Rede Intersectorial de Asistencia de la ciudad de Ponte Serrada-SC para promover la reflexión sobre la realidad investigada para que sea posible establecer otras perspectivas sobre los jóvenes, ya que el fenómeno juvenilización representa la nueva identidad de la EJA.
Palavras-chave: Jovens
Educação de jovens e adultos
Escolarização
Evasão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3645
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÓDI.pdf5,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.