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Type: Dissertação
Title: Experiências formativas dos(as) professores(as) em exercício na região da AMAU/RS, entre 1980 a 2018
Author: Bampi, Susiane Maria
First advisor: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee1: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Dickel, Adriana
metadata.dc.contributor.referee3: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Ivone Maria Mendes
Resume: A dissertação “Experiências formativas dos(as) professores(as) em exercício na Região da AMAU/RS, entre 1980 a 2018” situa-se no campo da formação de professores, cuja temática aborda a formação inicial e continuada dos(as) professores(as) em exercício na Região da AMAU/RS, entre 1980 a 2018. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Scritu Sensu Mestrado Profissional em Educação da UFFS – Campus Erechim, Linha de Pesquisa Processos Pedagógicos, Políticas e Processos Educacionais. O estudo tem como objetivo investigar e analisar as características presentes nos processos de formação inicial e continuada no período de 1980 a 2018 dos(das) professores(as) em exercício nas escolas públicas estaduais na região da AMAU/RS. Para isso, buscaram-se compreender os marcos que influenciaram o processo de evolução e organização escolar, a concepção de escola e educação presente na organização e estrutura das escolas; procurou-se identificar a concepção de formação presente nos programas e ações políticas docentes, de modo a caracterizar o perfil docente, resgatando as experiências formativas dos professores em exercício. Dessa forma, a investigação tem origem na problemática: Como se caracterizam os processos de formação inicial e continuada presentes no período de 1980 a 2018 dos(as) professores(as) em exercício nas escolas públicas estaduais na região Alto Uruguai do Rio Grande do Sul? A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, descritiva e interpretativa de dados gerados por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, o qual compreendeu oito professores(as) em exercício nas escolas públicas estaduais da Região Alto Uruguai, localizadas nos municípios emancipados após 1980. O estudo contempla a contextualização do período entre 1980 a 2018, os principais programas e ações políticas de formação de professores e o perfil docente. A coleta dos documentos foi realizada em Atas, Quadro de professores, Projetos Político Pedagógicos, Regimentos Escolares, Projetos, fotos e imagens antigas e atuais das escolas. Analisaram-se, os aspectos referentes à estrutura física e à organização administrativa e pedagógica das escolas. Com as entrevistas semiestruturadas, refletiu-se sobre as concepções de processos formativos da formação à profissão. Depreendese que a concepção de formação inicial esteve pautada na racionalidade técnica, tendo em vista os anúncios que postulam um separação entre teoria e prática e o caráter de instrumentalização, além de uma perspectiva acadêmica que postula a formação de um especialista em domínio de conteúdos a serem aplicados. Após a LDB 9394/96, a formação continuada passa a ser realizada na escola e se observa a relevância desse processo formativo ao considerar as generalizações das políticas de governo que se instalaram no cenário estadual a cada entrada de governo-administrativo. A percepção sobre a formação continuada parte das reflexões dos professores sobre o que produziu sentido, tornando-se essencial devido às mudanças presentes no contexto, e portanto assumindo a formação docente como um processo inacabado à medida que o professor se assume como sujeito da própria formação. Por fim, realizou-se um diagnóstico que aborda a docência e a formação entre 1920 a 2018 com a unificação de duas pesquisas, apontando diretrizes para se pensar a formação continuada.
Abstract: La disertación titulada "Experiencias formativas de docentes en actividad en la región de AMAU / RS: entre 1980 y 2018", se encuentra en el campo de la formación docente, cuyo tema aborda la formación inicial y continua de docentes en actividad en la región AMAU / RS, entre 1980 y 2018. La investigación está vinculada al Programa de Posgrado Scritu Sensu, Máster Profesional en Educación en la UFFS - Campus Erechim, Línea de Investigación de Procesos Pedagógicos, Políticas y Procesos Educativos. El objetivo principal del estudio es investigar y analizar las características presentes en los procesos de formación inicial y continua en el período de 1980 a 2018 de los maestros en las escuelas públicas estatales, en la región de AMAU/RS. Para eso, tratamos de entender los hitos que influyeron en el proceso de evolución y organización escolar, la concepción de escuela y educación presente en la organización y estructura de las escuelas; buscamos identificar la concepción de formación presente en los programas y acciones políticas docentes, con el fin de caracterizar el perfil docente, rescatando las experiencias formativas de los profesores en actividad. De esta manera, la investigación se origina en la problemática: ¿Cómo se caracterizan los procesos de formación inicial y continua presentes en el período de 1980 a 2018 de los maestros en actividad en las escuelas públicas estatales en la región del Alto Uruguay de Rio Grande do Sul? La investigación se estructura en el enfoque cualitativo, exploratorio, descriptivo e interpretativo de los datos recopilados a través de la investigación bibliográfica, documental y de campo, con docentes en actividad en las primeras escuelas públicas estatales de la Región del Alto Uruguay, ubicadas en los municipios emancipados después de 1980. El estudio bibliográfico contempla la contextualización del periodo, 1980 a 2018, los principales programas y acciones políticas de formación del profesorado y el perfil docente. Los documentos se recopilaron en Actas, Junta de Maestros, Proyectos Políticos Pedagógicos, Regimientos Escolares, Proyectos, fotos e imágenes antiguas y actuales de las escuelas, y se analizaron los aspectos relacionados con la estructura física y la organización administrativa y pedagógica. Con las entrevistas estructuradas se analizaron sus concepciones sobre sus procesos formativos, considerando la formación para la profesión. Finalmente, parece que la concepción de la formación inicial se basó en la racionalidad técnica, considerando la dicotomía entre teoría y práctica y el carácter instrumentalizado, además de una perspectiva académica que postula la formación de un experto en el dominio de los contenidos aplicados en pasantías. Después de la LDB9394 / 96, la formación continua de los maestros comienza a llevarse a cabo en la escuela, y se observó la relevancia de este proceso formativo al considerar las generalizaciones de las diferentes políticas gubernamentales que se instalan en el escenario estatal en cada entrada del gobierno-administrativo. La concepción de formación continua parte de las reflexiones de los maestros sobre lo que produjo significado, volviéndose esencial debido a los cambios presentes en el contexto, caracterizándola como un proceso inacabado, ya que el maestro se asume como el sujeto de su propia formación. Se realizó un diagnóstico abordando la enseñanza y la formación entre 1920 y 2018 con la unificación de dos investigaciones que señalaron pautas para pensar en la formación continua.
Keywords: Formação de professores
Formação continuada de professores
Organização escolar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3649
Issue Date: 2019
metadata.dc.level: Mestrado
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