Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roberto Carlos-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roberto Carlos-
dc.contributor.referee2Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee3Stakonski, Ana Carolina-
dc.creatorBeal, Leticia-
dc.date2019-12-13-
dc.date.accessioned2020-03-20T18:12:33Z-
dc.date.available2020-03-20T18:12:33Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3651-
dc.description.resumoO tema dessa pesquisa é literatura infantil na escola, na qual, seu objetivo geral é analisar o que vem sendo abordado sobre a literatura infantil em dissertações e teses publicadas entre 2009 a 2019, além de comparar com documentos propostos pelo governo, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta pesquisa fornece elementos que possibilitam a compreensão da importância da literatura infantil na escola, com o intuito de ampliar a competência do professor para explorar o texto literário em sua natureza enriquecedora de experiências. Foi escolhida a literatura infantil como objeto de estudo por compreender que tal gênero encanta os alunos leitores iniciantes e, também, auxilia no desenvolvimento das crianças para a vida. O levantamento de dados para a pesquisa foi realizado no site da “IBIC1” “OASISBR2”, portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto, no qual buscou-se como título “Literatura infantil na escola” em dissertações e teses publicadas entre 2009 a 2019. Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da pesquisa qualitativa, que corresponde a um procedimento mais intuitivo e com caráter exploratório, caracterizando-se um estado de conhecimento. A análise de dados foi separada em três categorias, a primeira categoria é “Literatura infantil na escola” que traz principalmente sobre a organiação do trabalho pedagógico o desenvolvimento das crianças, os processos de aquisição das aprendizagens, as estratégias de leitura, os tempos e espaços disponíveis, além das adaptações dos livros infantis. A segunda categoria é “A valorização das identidades a partir da literatura infantil” na qual valoriza o negro e as questões de gênero. E a terceira categoria é “Literatura infantil e educação ambiental” e trata sobre a importância da literatura infantil para o ser humano e a natureza. Como referencial teórico, tomou-se os estudos de Amarilha (2009), Cadermartori (2010), Coelho (2000), Freire (2011), Zilberman (2005), entre outros. As análises e comparações entre os documentos propostos pelo governo e as publicações da última década assinalaram que a literatura infantil pode estar diretamente ligada com diversas áreas do ensino dentro das escolas e para que ela seja prazerosa é necessário ser planejada como outra atividade qualquer, mas que não deve servir apenas para o cumprimento de tarefas. A pesquisa conclui que, as abordagens entre os documentos oficiais e as publicações acadêmicas focam numa literatura por prazer na qual valorize os interesses dos alunos e suas vivências, porém, a literatura infantil precisa ser realmente desligada dos objetivos específicos da escola voltados para a indução de aprendizagens, para fazer sentido na vida das crianças e torná-los futuros leitores críticos preparados para intervir na sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-04T17:02:27Z No. of bitstreams: 1 BEAL.pdf: 978018 bytes, checksum: a4d8a77d7bfb78592a99a9386ed4c6cc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:12:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BEAL.pdf: 978018 bytes, checksum: a4d8a77d7bfb78592a99a9386ed4c6cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T18:12:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BEAL.pdf: 978018 bytes, checksum: a4d8a77d7bfb78592a99a9386ed4c6cc (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectDocumentos oficiaispt_BR
dc.subjectPublicações acadêmicaspt_BR
dc.titleLiteratura infantil na escola: dos documentos oficiais para as publicações acadêmicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEAL.pdf955,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.