Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Roberto Carlos | - |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Roberto Carlos | - |
dc.contributor.referee2 | Bittencourt, Zoraia Aguiar | - |
dc.contributor.referee3 | Stakonski, Ana Carolina | - |
dc.creator | Beal, Leticia | - |
dc.date | 2019-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-20T18:12:33Z | - |
dc.date.available | 2020-03-20T18:12:33Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3651 | - |
dc.description.resumo | O tema dessa pesquisa é literatura infantil na escola, na qual, seu objetivo geral é analisar o que vem sendo abordado sobre a literatura infantil em dissertações e teses publicadas entre 2009 a 2019, além de comparar com documentos propostos pelo governo, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta pesquisa fornece elementos que possibilitam a compreensão da importância da literatura infantil na escola, com o intuito de ampliar a competência do professor para explorar o texto literário em sua natureza enriquecedora de experiências. Foi escolhida a literatura infantil como objeto de estudo por compreender que tal gênero encanta os alunos leitores iniciantes e, também, auxilia no desenvolvimento das crianças para a vida. O levantamento de dados para a pesquisa foi realizado no site da “IBIC1” “OASISBR2”, portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto, no qual buscou-se como título “Literatura infantil na escola” em dissertações e teses publicadas entre 2009 a 2019. Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da pesquisa qualitativa, que corresponde a um procedimento mais intuitivo e com caráter exploratório, caracterizando-se um estado de conhecimento. A análise de dados foi separada em três categorias, a primeira categoria é “Literatura infantil na escola” que traz principalmente sobre a organiação do trabalho pedagógico o desenvolvimento das crianças, os processos de aquisição das aprendizagens, as estratégias de leitura, os tempos e espaços disponíveis, além das adaptações dos livros infantis. A segunda categoria é “A valorização das identidades a partir da literatura infantil” na qual valoriza o negro e as questões de gênero. E a terceira categoria é “Literatura infantil e educação ambiental” e trata sobre a importância da literatura infantil para o ser humano e a natureza. Como referencial teórico, tomou-se os estudos de Amarilha (2009), Cadermartori (2010), Coelho (2000), Freire (2011), Zilberman (2005), entre outros. As análises e comparações entre os documentos propostos pelo governo e as publicações da última década assinalaram que a literatura infantil pode estar diretamente ligada com diversas áreas do ensino dentro das escolas e para que ela seja prazerosa é necessário ser planejada como outra atividade qualquer, mas que não deve servir apenas para o cumprimento de tarefas. A pesquisa conclui que, as abordagens entre os documentos oficiais e as publicações acadêmicas focam numa literatura por prazer na qual valorize os interesses dos alunos e suas vivências, porém, a literatura infantil precisa ser realmente desligada dos objetivos específicos da escola voltados para a indução de aprendizagens, para fazer sentido na vida das crianças e torná-los futuros leitores críticos preparados para intervir na sociedade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-04T17:02:27Z No. of bitstreams: 1 BEAL.pdf: 978018 bytes, checksum: a4d8a77d7bfb78592a99a9386ed4c6cc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:12:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BEAL.pdf: 978018 bytes, checksum: a4d8a77d7bfb78592a99a9386ed4c6cc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-20T18:12:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BEAL.pdf: 978018 bytes, checksum: a4d8a77d7bfb78592a99a9386ed4c6cc (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Documentos oficiais | pt_BR |
dc.subject | Publicações acadêmicas | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil na escola: dos documentos oficiais para as publicações acadêmicas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BEAL.pdf | 955,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.