Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3654
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee2 | Richit, Adriana | - |
dc.contributor.referee3 | Poletto, Mírian Eugênia Meneguello | - |
dc.creator | Conte, Letícia | - |
dc.date | 2019-12-02 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-20T18:15:11Z | - |
dc.date.available | 2020-03-20T18:15:11Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3654 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar e compreender a importância dos jogos matemáticos, para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental e averiguar de qual forma os jogos contribuem no desenvolvimento das crianças. Por tanto, é necessário compreender quais são as contribuições dos jogos como sendo materiais potencializadores para o ensino da matemática. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caráter exploratória-interpretativa e descritiva. A metodologia utilizada tem base bibliográfica, a partir de leituras relacionadas ao tema escolhido e da busca por materiais bibliográficos, como em monografias, livros e artigos, na busca de reflexões teóricas referente a temática, e documental, a partir da análise do relatório de estágio dos anos iniciais do ensino fundamental, para correlação e articulação com a pesquisa, assinalando as concordâncias pertinentes aos jogos matemáticos e sua importância no desenvolvimento das crianças. Como resultado constatamos que os jogos matemáticos auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem das crianças em sua plenitude, visto que estimulam a interação, o trabalho colaborativo, construção de conceitos, estratégias, observação, construção de conhecimento, autonomia, autoconfiança, dentre outros aspectos que foram encontrados. Nesse sentido, cabe aos educadores oportunizarem e promoverem, em parceria com as crianças, situações de aprendizagem que sejam significativas e ao mesmo tempo interativas, por meio de materiais potencializadores, como os jogos, para que a criança tenha a liberdade de criação e expressão para o desenvolvimento de aprendizagens. Assim, é possível afirmar que o usos de materiais potencializadores estimulam as crianças, para o desenvolvimento das crianças e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-09T12:18:47Z No. of bitstreams: 1 CONTE.pdf: 1257722 bytes, checksum: 60a81a7021bdbc134684e77539f14f57 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:15:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CONTE.pdf: 1257722 bytes, checksum: 60a81a7021bdbc134684e77539f14f57 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-20T18:15:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONTE.pdf: 1257722 bytes, checksum: 60a81a7021bdbc134684e77539f14f57 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.title | Jogos matemáticos no ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONTE.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.