Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Richit, Adriana-
dc.contributor.referee3Poletto, Mírian Eugênia Meneguello-
dc.creatorConte, Letícia-
dc.date2019-12-02-
dc.date.accessioned2020-03-20T18:15:11Z-
dc.date.available2020-03-20T18:15:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3654-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar e compreender a importância dos jogos matemáticos, para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental e averiguar de qual forma os jogos contribuem no desenvolvimento das crianças. Por tanto, é necessário compreender quais são as contribuições dos jogos como sendo materiais potencializadores para o ensino da matemática. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caráter exploratória-interpretativa e descritiva. A metodologia utilizada tem base bibliográfica, a partir de leituras relacionadas ao tema escolhido e da busca por materiais bibliográficos, como em monografias, livros e artigos, na busca de reflexões teóricas referente a temática, e documental, a partir da análise do relatório de estágio dos anos iniciais do ensino fundamental, para correlação e articulação com a pesquisa, assinalando as concordâncias pertinentes aos jogos matemáticos e sua importância no desenvolvimento das crianças. Como resultado constatamos que os jogos matemáticos auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem das crianças em sua plenitude, visto que estimulam a interação, o trabalho colaborativo, construção de conceitos, estratégias, observação, construção de conhecimento, autonomia, autoconfiança, dentre outros aspectos que foram encontrados. Nesse sentido, cabe aos educadores oportunizarem e promoverem, em parceria com as crianças, situações de aprendizagem que sejam significativas e ao mesmo tempo interativas, por meio de materiais potencializadores, como os jogos, para que a criança tenha a liberdade de criação e expressão para o desenvolvimento de aprendizagens. Assim, é possível afirmar que o usos de materiais potencializadores estimulam as crianças, para o desenvolvimento das crianças e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-09T12:18:47Z No. of bitstreams: 1 CONTE.pdf: 1257722 bytes, checksum: 60a81a7021bdbc134684e77539f14f57 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:15:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CONTE.pdf: 1257722 bytes, checksum: 60a81a7021bdbc134684e77539f14f57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T18:15:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONTE.pdf: 1257722 bytes, checksum: 60a81a7021bdbc134684e77539f14f57 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.titleJogos matemáticos no ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONTE.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.