Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3655
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee1 | Loss, Adriana | - |
dc.contributor.referee2 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee3 | Dalagnol, Rosângela | - |
dc.creator | Moraes, Fernanda Siqueira | - |
dc.date | 2019 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-20T18:16:20Z | - |
dc.date.available | 2020-03-20T18:16:20Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3655 | - |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia se intitula como Pedagogia da autonomia na Educação Infantil: Diretrizes Pedagógicas na perspectiva de Paulo Freire, Madalena Freire, Loriz Malaguzzi e Emmi Pikler e parte da curiosidade a respeito das práticas de observações na Educação Infantil e através do componente curricular de Estágio Curricular Obrigatório na Educação Infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O estudo tem por objetivo identificar e analisar as diretrizes pedagógicas da autonomia na Educação Infantil abordadas por Paulo Freire e Madalena Freire, Malaguzzi e Pikler. A metodologia utilizada neste trabalho se deu por meio da leitura de livros e artigos, se caracterizando como pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório-interpretativo. Como resultados desta investigação observaram-se os grandes avanços da valorização da criança na sociedade e nas instituições de Educação Infantil, destacando a necessidade de trabalhar com as crianças experiências significativas para a construção da autonomia. Diante dos resultados encontrados, e com base nas teorias abordadas por cada autor, notaram-se muitas semelhanças na maneira de desenvolver cada uma delas, pois cada uma possui uma característica central, seja o protagonismo; o brincar; as experiências; o diálogo; a escuta ou a afetividade e se aproximam na prática pedagógica, local em que as tais teorias se unificam de maneira indissociável. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-09T11:34:40Z No. of bitstreams: 1 MORAES.pdf: 578832 bytes, checksum: f31d2b06eb605204ca5c80ac3cba4ab9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:16:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORAES.pdf: 578832 bytes, checksum: f31d2b06eb605204ca5c80ac3cba4ab9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-20T18:16:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORAES.pdf: 578832 bytes, checksum: f31d2b06eb605204ca5c80ac3cba4ab9 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.title | A pedagogia da autonomia na Educação Infantil: diretrizes pedagógicas da proposta de Paulo Freire, Madalena Freire, Loris Malaguzzi e Emmi Pikler | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORAES.pdf | 565,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.