Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana-
dc.contributor.referee2Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee3Dalagnol, Rosângela-
dc.creatorMoraes, Fernanda Siqueira-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-03-20T18:16:20Z-
dc.date.available2020-03-20T18:16:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3655-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia se intitula como Pedagogia da autonomia na Educação Infantil: Diretrizes Pedagógicas na perspectiva de Paulo Freire, Madalena Freire, Loriz Malaguzzi e Emmi Pikler e parte da curiosidade a respeito das práticas de observações na Educação Infantil e através do componente curricular de Estágio Curricular Obrigatório na Educação Infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O estudo tem por objetivo identificar e analisar as diretrizes pedagógicas da autonomia na Educação Infantil abordadas por Paulo Freire e Madalena Freire, Malaguzzi e Pikler. A metodologia utilizada neste trabalho se deu por meio da leitura de livros e artigos, se caracterizando como pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório-interpretativo. Como resultados desta investigação observaram-se os grandes avanços da valorização da criança na sociedade e nas instituições de Educação Infantil, destacando a necessidade de trabalhar com as crianças experiências significativas para a construção da autonomia. Diante dos resultados encontrados, e com base nas teorias abordadas por cada autor, notaram-se muitas semelhanças na maneira de desenvolver cada uma delas, pois cada uma possui uma característica central, seja o protagonismo; o brincar; as experiências; o diálogo; a escuta ou a afetividade e se aproximam na prática pedagógica, local em que as tais teorias se unificam de maneira indissociável.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-09T11:34:40Z No. of bitstreams: 1 MORAES.pdf: 578832 bytes, checksum: f31d2b06eb605204ca5c80ac3cba4ab9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:16:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORAES.pdf: 578832 bytes, checksum: f31d2b06eb605204ca5c80ac3cba4ab9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T18:16:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORAES.pdf: 578832 bytes, checksum: f31d2b06eb605204ca5c80ac3cba4ab9 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleA pedagogia da autonomia na Educação Infantil: diretrizes pedagógicas da proposta de Paulo Freire, Madalena Freire, Loris Malaguzzi e Emmi Piklerpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORAES.pdf565,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.