Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3657
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Ronsoni, Marcelo Luís-
dc.contributor.referee3Rosa, Marisa Fagundes-
dc.creatorBallen, Suélen-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-03-20T18:18:16Z-
dc.date.available2020-03-20T18:18:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3657-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática da pedagogia hospitalar e a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, expondo sua relevância no processo de aprendizagem durante o período de internação da criança impossibilitado de frequentar regularmente a sala de aula por motivo de doenças. A principal indagação dessa pesquisa foi: O que apontam as produções científicas apresentadas nos anais do Educere sobre o tema pedagogia hospitalar e a atuação docente no ambiente hospitalar no período de 2011 e 2013? Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi: identificar os apontamentos das produções de textos completos nos anais do Educere que falam da pedagogia hospitalar com recorte na atuação do pedagogo no ambiente hospitalar. Nesse sentido, discutiu-se a prática do pedagogo em espaços não escolares, destacando o ambiente hospitalar como possibilidade de atuação do pedagogo, abordando a importância da função do pedagogo e os desafios que enfrentará em sua atuação pedagógica na educação hospitalar, que remete a uma reflexão sobre a inovação social a construção de um novo conceito de educação, para além dos muros da escola. O trabalho desenvolveu-se por meio de uma pesquisa qualitativa, onde seus instrumentos utilizados foram revisões bibliográficas de vários autores, sobretudo dos textos no site do Educere. A pesquisa bibliográfica alicerça os fundamentos que abordam o assunto em questão, a fim de relatar a contribuição do pedagogo no contexto hospitalar. Os resultados de investigação que foram encontrados consistiu em 35 publicações no ano de 2011 e 2013 sobre o tema pedagogia hospitalar, sendo que o ano que obteve mais publicações sobre a pedagogia hospitalar foi no ano de 2013, onde foram encontradas 24 publicações que falam sobre o tema a pedagogia hospitalar, dentre as quais 7 falam da atuação do professor neste ambiente. Já no ano de 2011, foram encontradas 11 publicações que falam sobre o tema a pedagogia hospitalar, dentre elas 5 falam da atuação pedagógica no contexto hospitalar. Grande parte destas publicações têm como foco as bases legais da pedagogia hospitalar, a atuação docente no ambiente hospitalar, a relação entre família, escola e hospital, a literatura infantil no ambiente hospitalar, o contexto da criança hospitalizada, os direitos das crianças e adolescentes hospitalizados e a história da pedagogia hospitalar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-06T16:55:36Z No. of bitstreams: 1 BALLEN.pdf: 652686 bytes, checksum: 82241d1319cdf8198b1b360f788d0639 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:18:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BALLEN.pdf: 652686 bytes, checksum: 82241d1319cdf8198b1b360f788d0639 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T18:18:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BALLEN.pdf: 652686 bytes, checksum: 82241d1319cdf8198b1b360f788d0639 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectHospitaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titlePedagogia hospitalarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BALLEN.pdf637.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.