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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee2Klosinski, Daniele Vanessa-
dc.contributor.referee3Santin, Mônica-
dc.creatorSnicheloto, Ivone-
dc.date2019-12-10-
dc.date.accessioned2020-03-20T18:36:47Z-
dc.date.available2020-03-20T18:36:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3662-
dc.description.resumoA pesquisa propõe um estudo sobre o tema ―Crianças e natureza: brincar, interagir e aprender na Educação Infantil‖, objetivando investigar como as crianças interagem e significam sua participação na natureza. A relação das crianças com a natureza é considerada estritamente importante na atualidade, visto que essa prática tornou-se restrita, pois a era tecnológica afasta as crianças do meio natural. Nesse sentido, faz-se necessário aproximar as crianças da natureza, dando a oportunidade de experenciarem momentos de interações e brincadeiras com seus pares, a fim de que se tornem cidadãos conscientes em relação ao cuidado com a natureza. Com base nisso, o problema que origina essa pesquisa é ―De que maneira a escola de Educação Infantil pode contribuir para aproximar as crianças da natureza na atualidade?‖ Assim, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica e documental usou como fonte livros, artigos, teses, dissertações, documentos e legislações federais que tratam da discussão da temática. Na pesquisa de campo houve a participação ativa das crianças, e três formas de produção de dados foram utilizadas: imagens, observações e entrevistas, realizadas durante os anos de 2018 e 2019, por meio de intervenções na área verde da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, do município de Erechim/RS, com um grupo de nove crianças de 4 e 5 anos. Dessa maneira, o estudo primeiramente apresenta o contexto histórico sobre Educação Infantil e concepções de crianças, infâncias e uma breve discussão sobre os eixos norteadores do currículo, interações e brincadeira (BRASIL, 2009a). Em seguida, buscou-se o que os documentos do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação abordam sobre a importância da relação crianças e natureza, apontando esse elo como necessário para brincar, aprender e interagir na Educação Infantil. No quarto capítulo é apresentada a análise dos dados, produzidos na pesquisa de campo, enfatizando as vivências, descobertas, interações e aprendizagens das crianças que viveram experiências significativas por meio do brincar, criar e imaginar com os elementos da natureza, durante o estágio em Educação Infantil e posteriormente em intervenções continuas no espaço da área verde. Com os dados reunidos, conclui-se que as respostas e vivências das crianças dialogam e se relacionam entre si, enfatizando a área verde da escola como o lugar onde elas imaginam e criam com os elementos da natureza. A pesquisa reconhece a importância da relação das crianças com a natureza para o seu desenvolvimento integral, para a criação e recriação de brincadeiras, para as interações e significações com seus pares, contribuindo assim para o ―desemparedamento‖ da infância (TIRIBA, 2018). Além disso, a interação com a natureza promove a conscientização da importância de preservar o meio ambiente para melhorar o mundo em que vivemos, contribuindo para o bem-estar e a saúde das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-06T12:16:34Z No. of bitstreams: 1 SNICHELOTO.pdf: 2737018 bytes, checksum: dcac2bbce525eea0c171f54f3a189e61 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:36:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SNICHELOTO.pdf: 2737018 bytes, checksum: dcac2bbce525eea0c171f54f3a189e61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T18:36:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SNICHELOTO.pdf: 2737018 bytes, checksum: dcac2bbce525eea0c171f54f3a189e61 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.title"Ela é forte porque é, é preciosa!": relações entre crianças e natureza na Educação Infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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