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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3662
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.contributor.referee1 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.contributor.referee2 | Klosinski, Daniele Vanessa | - |
dc.contributor.referee3 | Santin, Mônica | - |
dc.creator | Snicheloto, Ivone | - |
dc.date | 2019-12-10 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-20T18:36:47Z | - |
dc.date.available | 2020-03-20T18:36:47Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3662 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa propõe um estudo sobre o tema ―Crianças e natureza: brincar, interagir e aprender na Educação Infantil‖, objetivando investigar como as crianças interagem e significam sua participação na natureza. A relação das crianças com a natureza é considerada estritamente importante na atualidade, visto que essa prática tornou-se restrita, pois a era tecnológica afasta as crianças do meio natural. Nesse sentido, faz-se necessário aproximar as crianças da natureza, dando a oportunidade de experenciarem momentos de interações e brincadeiras com seus pares, a fim de que se tornem cidadãos conscientes em relação ao cuidado com a natureza. Com base nisso, o problema que origina essa pesquisa é ―De que maneira a escola de Educação Infantil pode contribuir para aproximar as crianças da natureza na atualidade?‖ Assim, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica e documental usou como fonte livros, artigos, teses, dissertações, documentos e legislações federais que tratam da discussão da temática. Na pesquisa de campo houve a participação ativa das crianças, e três formas de produção de dados foram utilizadas: imagens, observações e entrevistas, realizadas durante os anos de 2018 e 2019, por meio de intervenções na área verde da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, do município de Erechim/RS, com um grupo de nove crianças de 4 e 5 anos. Dessa maneira, o estudo primeiramente apresenta o contexto histórico sobre Educação Infantil e concepções de crianças, infâncias e uma breve discussão sobre os eixos norteadores do currículo, interações e brincadeira (BRASIL, 2009a). Em seguida, buscou-se o que os documentos do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação abordam sobre a importância da relação crianças e natureza, apontando esse elo como necessário para brincar, aprender e interagir na Educação Infantil. No quarto capítulo é apresentada a análise dos dados, produzidos na pesquisa de campo, enfatizando as vivências, descobertas, interações e aprendizagens das crianças que viveram experiências significativas por meio do brincar, criar e imaginar com os elementos da natureza, durante o estágio em Educação Infantil e posteriormente em intervenções continuas no espaço da área verde. Com os dados reunidos, conclui-se que as respostas e vivências das crianças dialogam e se relacionam entre si, enfatizando a área verde da escola como o lugar onde elas imaginam e criam com os elementos da natureza. A pesquisa reconhece a importância da relação das crianças com a natureza para o seu desenvolvimento integral, para a criação e recriação de brincadeiras, para as interações e significações com seus pares, contribuindo assim para o ―desemparedamento‖ da infância (TIRIBA, 2018). Além disso, a interação com a natureza promove a conscientização da importância de preservar o meio ambiente para melhorar o mundo em que vivemos, contribuindo para o bem-estar e a saúde das crianças. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-06T12:16:34Z No. of bitstreams: 1 SNICHELOTO.pdf: 2737018 bytes, checksum: dcac2bbce525eea0c171f54f3a189e61 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:36:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SNICHELOTO.pdf: 2737018 bytes, checksum: dcac2bbce525eea0c171f54f3a189e61 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-20T18:36:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SNICHELOTO.pdf: 2737018 bytes, checksum: dcac2bbce525eea0c171f54f3a189e61 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | "Ela é forte porque é, é preciosa!": relações entre crianças e natureza na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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