Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3663
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Campos, Marcia Farinella Soares de | - |
dc.contributor.referee1 | Campos, Marcia Farinella Soares de | - |
dc.contributor.referee2 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee3 | Bertasi, Andressa Thaís Favero | - |
dc.creator | Dal Soglio, Maiqueli | - |
dc.date | 2019-12-03 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-20T18:42:25Z | - |
dc.date.available | 2020-03-20T18:42:25Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3663 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por tema a Pedagogia de Projetos na Educação Infantil, e objetiva compreender de que forma a Pedagogia de Projetos pode abordar uma Pedagogia pautada nas Infâncias nesta etapa. Para tal, metodologicamente, realiza-se uma pesquisa de abordagem qualitativa. Fazendo parte desta abordagem, primeiramente conceitua-se, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, acerca de estudos sobre crianças e Infâncias englobadas na etapa da Educação Infantil, tendo como principais autores Oliveira-Formozinho; Kishimotto e Pinazza (2007); Barbosa e Horn (2008); Ariés (1981) e Corraza (2002), bem como teoriza-se sobre concepções acerca da proposta da Pedagogia de Projetos envoltos nos estudos sobre as Infâncias, dos quais Katz (2005), Hernández e Ventura (1998), Edwards (1998), Ostetto (2000), Boutinet (2002), Helm e Beneke (2005), e mais uma vez Barbosa e Horn (2008) serão centrais nas reflexões. Em segunda instância, apresenta-se um relato de pesquisa de campo que, através da pesquisa participante, buscou perceber que diferentes vieses permeiam o desenvolvimento de um projeto num espaço educativo. Ao final, conclui-se que há evidências da possibilidade da Pedagogia de Projetos em contribuir significativamente para com uma Pedagogia pautada nas Infâncias, visto que pode abranger diferentes vieses como a participação ativa das crianças, a escuta às suas ideias, oportunizando-as o exercício pleno de suas culturas, sendo que nos projetos as crianças têm oportunidade para fazer questionamentos, hipotetizar, pesquisar e encantar-se com cada descoberta. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-06T11:34:59Z No. of bitstreams: 1 SOGLIO.pdf: 934966 bytes, checksum: d73a2743dd8887ca3e6b1a74b2de89fd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:42:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOGLIO.pdf: 934966 bytes, checksum: d73a2743dd8887ca3e6b1a74b2de89fd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-20T18:42:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOGLIO.pdf: 934966 bytes, checksum: d73a2743dd8887ca3e6b1a74b2de89fd (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Projeto educacional | pt_BR |
dc.title | Pedagogia de projetos e pedagogia das infâncias: percepções de sensíveis encontros | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOGLIO.pdf | 913,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.