Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee2Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee3Javornik, Guacira-
dc.creatorBerlanda, Tania-
dc.date2019-12-11-
dc.date.accessioned2020-03-20T18:58:45Z-
dc.date.available2020-03-20T18:58:45Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3668-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática Leitura e escrita na perspectiva de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as concepções de crianças de 1º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Erechim/RS. Nesse sentido, é necessário considerar como as crianças pensam sobre os processos de leitura e de escrita, entendendo que suas concepções têm muito a agregar na formação do Pedagogo frente ao seu futuro público de atuação. Além disso, é importante oportunizar espaços para diálogos com as crianças, e não somente sobre elas, ainda mais quando se tratam de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as quais se encontram menos presentes em pesquisas. Nesse TCC busca-se investigar como crianças de 1º e 5º ano da rede pública de ensino do município de Erechim/RS compreendem a função da leitura e da escrita e identificar como os documentos legais que regem a educação e pesquisas realizadas nos últimos anos apresentam o trabalho com leitura e escrita com as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além do mais, pretende-se compreender o processo de leitura e de escrita, apresentando as maneiras como as crianças pensam e concebem a função da leitura e da escrita, analisando a diversidade de opiniões das crianças que estão ingressando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de crianças que já leem e escrevem convencionalmente. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, na qual foi realizada também investigação com crianças em uma pesquisa de campo. Para tal, tiveram suas gravações transcritas e foram analisadas pela Análise de Conteúdo. Realizou-se a análise a partir das concepções das crianças, as quais foram categorizadas em: (a) função escolar da leitura e da escrita e (b) função da leitura e da escrita para além dos muros escolares. Após leitura atenta das respostas das crianças na análise dos dados, este estudo revelou que um maior grupo de crianças compreende a leitura e a escrita para além dos espaços escolares, acreditando na importância dessas práticas em outros espaços. Conclui-se que as crianças de 1º ano, em sua maioria, apresentam uma concepção de que leitura e escrita são práticas realizadas prioritariamente dentro da escola, já as crianças de 5º ano reconhecem a leitura e a escrita nos espaços sociais, direcionando suas concepções sobre a função da leitura e da escrita como práticas necessárias para entrada no mercado de trabalho. Por fim, o trabalho ainda conta com proposições de como abordar a leitura e a escrita em sala de aula, levando em consideração as experiências do meio social vividas pelas crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-05T13:00:10Z No. of bitstreams: 1 BERLANDA.pdf: 1349803 bytes, checksum: 63b5dfcbe99639874e47a43a8f1bb8f5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:58:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERLANDA.pdf: 1349803 bytes, checksum: 63b5dfcbe99639874e47a43a8f1bb8f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T18:58:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BERLANDA.pdf: 1349803 bytes, checksum: 63b5dfcbe99639874e47a43a8f1bb8f5 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.titleLer e escrever para quê? leitura e escrita na perspectiva de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BERLANDA.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.