Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Camila de Fátima Soares dos-
dc.creatorRollwagen, Géssica-
dc.creatorSchneider, Suzieli Aparecida-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-04-22T16:36:59Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-04-22T16:36:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3678-
dc.description.abstractThe present article has as its theme the teacher education and the professional language, with the objective of conducting a study about the formation of teachers to understand the historical, politics and social aspects of the profession, and their relation with the concept of professional identification. To achieve it, the methodological approach was a qualitative, bibliographical and documentary research, supported in theoretical references about the subject. Through the reflection of the history of teaching, the studies point the recurrent changes in the sense of teacher identity, a result of the social signification of the profession, considering that the teacher’s identity is a dynamic process of construction and reconstruction throughout the professional experiences, raising from the identifications is made with lifelong action. The results show that it is not possible to categorize the teacher identity, because in Brazilian history, teacher education policies show changes and changes, considering the teacher identity not as a static process, but as a social practice.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como tema a formação docente e a identidade profissional, com o objetivo de realizar um estudo sobre a formação de professores para compreender aspectos históricos, políticos e sociais da profissão, bem como sua relação com o conceito de identidade profissional. Para alcançar o objetivo proposto, a abordagem metodológica utilizada foram as pesquisas qualitativa, bibliográfica e documental, apoiadas em referências teóricas sobre o tema. Através da reflexão do percurso histórico docente, os estudos apontam para as recorrentes mudanças no conceito de identidade do professor, resultado das significações sócias da profissão, considerando que a identidade docente é um processo dinâmico de construção e reconstrução ao longo das experiências profissionais, nascendo das identificações feitas com o ofício ao longo da vida. Os resultados apresentaram que não é possível categorizar a identidade do professor, pois, na história brasileira, as políticas de formação evidenciam sucessivas mudanças e reformas, considerando a identidade docente não como um processo estático, mas de caráter dinâmico, como prática social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-02-18T11:51:16Z No. of bitstreams: 1 ROLLWAGEN.pdf: 678505 bytes, checksum: 5de130637bd4c6dd249f777c97b6ebd5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-04-22T16:36:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROLLWAGEN.pdf: 678505 bytes, checksum: 5de130637bd4c6dd249f777c97b6ebd5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-22T16:36:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROLLWAGEN.pdf: 678505 bytes, checksum: 5de130637bd4c6dd249f777c97b6ebd5 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleA formação docente e a identidade profissional: relações entre o passado e o presentept_BR
dc.title.alternativeTeacher training and professional identity: relations between the past and presentpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROLLWAGEN.pdf662,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.