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Tipo: Monografia
Título: “Queridos Paes”: uma história da escrita epistolar no oeste catarinense através das cartas de Elza Bertaso à sua família
Autor(es): Simon, Paula Marisa
Primeiro Orientador: Machado, Ricardo
Resumo: Esta monografia pretende examinar o processo de produção e arquivamento das cartas de Elza Bertaso enviadas para seus familiares durante seu período de escolarização interna no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em Porto Alegre – RS, nos anos de 1915 a 1918. Filha de uma família proprietária de uma importante empresa responsável pela colonização da região Oeste de Santa Catarina, Elza foi educada a partir das expectativas da elite emergente daquele período. No entanto, em grande parte de sua infância e juventude viveu longe de seus familiares, na medida em que sua educação se deu em colégios internos, por isso o pacto epistolar toma grande importância para a formação da menina e a manutenção de seus vínculos com a família. Recentemente essas correspondências vieram a público quando foram doadas, juntamente com outros documentos familiares e da empresa colonizadora para o CEOM. Aqui nosso intuito é iniciar a problematização dessas cartas, tomando-as em sua própria historicidade, seus processos de produção, arquivamento e posterior monumentalização. Pretendemos demonstrar que estes documentos expressam em sua materialidade elementos de uma escrita íntima e ao mesmo tempo de processos de normatização que passam pela escolarização e internalização de modos de civilidade.
Abstract/Resumen: This paper aims to examine the process of production and archiving of letters Elza Bertaso sent to their families during their internal schooling period in the College of Nossa Senhora do Bom Conselho in Porto Alegre - RS, in the years from 1915 to 1918. Daughter of a family owner of an important company responsible for the colonization of the Oeste of Santa Catarina region, Elza was raised from the expectations of the emerging elite of that period. However, in much of his childhood and youth he lived away from their families, in that his education took place in boarding schools, so the epistolary pact takes great importance to the formation of the girl and maintaining its links with family. Recently these correspondences became public when they were donated along with other family papers and colonizing company for CEOM. Here our aim is to start the questioning of these letters, taking them in his own historicity, their production processes, archiving and later monumentalization. We aim to demonstrate that express these documents in its material elements of an intimate written while the standardization processes that go through education and internalization of civilization modes.
Palavras-chave: História
Epistolografia
História da família
Escolarização
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3683
Data do documento: 2015
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