Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3684
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de-
dc.creatorCarnieletto, Jaqueline-
dc.creatorNunes, Priscila-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-05-07T15:12:20Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-05-07T15:12:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3684-
dc.description.abstractThe present research is based in Childhood Studies and it aims the playing in Kindergarten to Elementary School. The study aims, at first, to investigate how the development of the culture of playing is in that transition phase. It is a qualitative research, which mark ethnographical research, which was an immersion in the school context, where it was realized three visits in a week, totaling six visits in a Centro de Educação Infantil CEIM and in a State School, both of them located in Chapecó. Through this participative observation, all the leisure moments were identified. The researchers took pictures and made field notes. According to the data collection analyses, it was verified that: in the Elementary school, the playing is reduce during the routine in the classroom and the process of learning is aimed to the literacy. On the other hand, in Kindergarten, the activities are conducted in a very leisure way and the playing is a routine in the daily school life of the children. To have a real transition among these scholar steps, these playing moments, which are so intense in Kindergarten, it would be needed to continue in the first grade of the Elementary School, in a way to respect the children and to recognize the specific needs of the childhood.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa está ancorada nas bases teóricas dos Estudos da Infância e aborda o tema do brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. O estudo teve como objetivo, principalmente, investigar como vem se desenvolvendo a construção da cultura do brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que consistiu em uma imersão no contexto escolar, onde foram realizadas três visitas semanais, totalizando 6 visitas, em um Centro de Educação Infantil – CEIM e em uma escola estadual, ambas localizadas em Chapecó-SC. Através de observação participativa de todos os momentos lúdicos identificados, as pesquisadoras produziram fotografias e notas de campo. De acordo com as análises dos dados coletados, constatou-se que no ensino fundamental o brincar é bem reduzido na rotina da turma, e o processo de aprendizagem está fortemente voltado para a alfabetização. Por outro lado, na educação infantil as atividades são conduzidas de forma lúdica e o brincar é muito presente no cotidiano das crianças. Para que ocorresse de fato uma transição entre essas etapas escolares, esses momentos do brincar, tão presentes na educação infantil, precisariam permanecer no primeiro ano do ensino fundamental, como forma de respeito à criança e reconhecimento das especificidades da infância.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Adriana Cativelli (adriana@uffs.edu.br) on 2020-05-06T14:14:39Z No. of bitstreams: 1 CARNIELETTO.pdf: 714174 bytes, checksum: 0257aa5eb4155cb4064fa6f4c2125023 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-05-07T15:12:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARNIELETTO.pdf: 714174 bytes, checksum: 0257aa5eb4155cb4064fa6f4c2125023 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-07T15:12:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARNIELETTO.pdf: 714174 bytes, checksum: 0257aa5eb4155cb4064fa6f4c2125023 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.titleImagens do brincar: um olhar para a transição da educação infantil para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARNIELETTO.pdf697,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.