Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1França, Carlos Roberto-
dc.creatorSchuck, Liamara-
dc.creatorMarcante, Monique-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-06-04T19:00:08Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-06-04T19:00:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3690-
dc.description.abstractThis research presents Scratch software as a programming method that aims to identify and socialize the experiences of using this tool in Basic Education for teacher education, showing the importance of technologies when they are well worked in schools by their educators. The research was based on surveys of articles and experience reports with the use of Scratch software in elementary schools, and also brings the experiences of the course that was done by us academics on the Code IOT platform to learn how to work with the tool. technology, the Scratch. This article presents Scratch software and the precursors of digital technologies, as well as Seymour Papert's constructionist method. Finally, this article compares one activity of the four Montessori method operations and the use of Scratch software, bringing the benefits of both teaching methods and the advantages of working mathematics with Scratch software in a simple way, dynamic and effective way to develop teaching / learning.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta o software Scratch, como um método de programação que tem como objetivo identificar e socializar as experiências de uso desta ferramenta na Educação Básica para a formação de professores, mostrando a importância das tecnologias quando são bem trabalhadas nas escolas pelos seus educadores. A pesquisa baseou-se em levantamentos de artigos e relatos de experiências com o uso do software Scratch em escolas de Educação Básica, e também, traz as experiências do curso que foi realizada por nós acadêmicas na plataforma Code IOT para aprendermos a trabalhar com a ferramenta tecnológica, o Scratch. Neste artigo são apresentados o software Scratch e os precursores das tecnologias digitais, bem como o método construcionista de Seymour Papert. Por fim, este artigo faz uma comparação com uma atividade das quatro operações do método Montessori e com o uso do software Scratch, trazendo os benefícios dos dois métodos de ensino e as vantagens de se trabalhar a matemática com o software Scratch de uma forma simples, dinâmica e eficaz para desenvolver ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-05-26T16:48:10Z No. of bitstreams: 1 SCHUCK.pdf: 1455091 bytes, checksum: c8e11fcef8eddf7fffd07d39803cb9f7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-06-04T19:00:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHUCK.pdf: 1455091 bytes, checksum: c8e11fcef8eddf7fffd07d39803cb9f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-04T19:00:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHUCK.pdf: 1455091 bytes, checksum: c8e11fcef8eddf7fffd07d39803cb9f7 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA utilização do software Scratch na formação de professores da educação básicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHUCK.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.