Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3700
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Percepção dos estudantes do curso de Medicina da UFFS, campus Chapecó, sobre o processo de implantação do curso
Autor(es): Boff, Amanda
Corezzolla, Leonardo Félix
Primeiro Orientador: Fonsêca, Graciela Soares
Resumo: A partir da reestruturação dos cursos de medicina do país impulsionada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2014 e pelo Programa Mais Médicos (PMM), houve uma modificação dos cursos e ampliação de ofertas de vagas. O curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, foi criado nesse contexto, hoje com 4 turmas de medicina em andamento. O trabalho objetiva analisar a percepção dos estudantes acerca do referido curso. Trata-se de estudo exploratório, qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de quatro grupos focais com a participação de 36 estudantes matriculados nas quatro turmas iniciais do curso. As discussões foram audiogravadas, transcritas e analisadas pela Hermenêutica-Dialética. Foram identificadas as seguintes categorias de análise: motivações para escolher a medicina e a UFFS, Campus Chapecó, como Instituição de Educação Superior (IES); expectativas em relação ao futuro profissional e percepções sobre questões pedagógicas do curso. Entre os resultados mais relevantes, percebeu-se que a percepção dos acadêmicos acerca da implantação do curso, o qual utiliza um desenho curricular não disciplinar e possui cargas horárias mais significativas de Saúde Coletiva, tem divergências entre os estudantes, superadas na medida em que estudantes entendem o projeto do curso e se asseguram de que serão bons médicos. Todavia, ficou nítido que a construção de um novo curso enfrenta obstáculos, como a inserção dos estudantes nos serviços de saúde e o imaginário médico predominante.
Abstract/Resumen: Following the restructuring of the country's medical courses with the 2014 National Curriculum Guidelines and the More Doctors Program, the courses were modified and vacancies expanded. The Medical School of the Federal University of Fronteira Sul, Campus Chapecó, was created in this context, today with 4 medical classes in progress. This paper aims to analyze the students' perception about this course. This is an exploratory, qualitative study, whose data collection was performed through four focus groups with the participation of 38 students enrolled in the four initial classes of the course. The discussions were audio recorded, transcribed and analyzed by Dialectical Hermeneutics. The following categories of analysis were identified: motivations to choose medicine and the UFFS, Campus Chapecó, as a Higher Education Institution (HEI), expectations regarding the professional future and perceptions about teaching pedagogical issues of the course. Among the most relevant results, it was noticed that the perception of academics about the implementation of the course, which uses a nondisciplinary curriculum design and has more significant collective health workloads, has divergences among students, overcome as students They understand the course design and make sure they will be good doctors. However, it was clear that the construction of a new course faces obstacles, such as the inclusion of students in health services and the prevailing medical imagination.
Palavras-chave: Medicina
Estudantes universitários
Ensino superior
Ensino público
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3700
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOFF.pdf263,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.