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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Planejamento profissional e perfil socioeconômico dos acadêmicos de Medicina em uma universidade pública federal do interior Brasil
Título(s) alternativo(s): Professional planning and socioeconomic profile of medical students at a federal public university in the interior of Brazil
Autor(es): Welter, Charles Felipe
Primeiro Orientador: Geremia, Fabiano
Resumo: Esta pesquisa possuiu o objetivo principal identificar o perfil socioeconômico e planejamento profissional dos acadêmicos de Medicina da UFFS – Campus Chapecó. Trata-se de estudo transversal, de caráter quantitativo, realizado por meio de questionário, composto por 27 questões abertas e fechadas, aplicado aos graduandos, das II, IV, VI e VIII fases. Avaliou-se 122 dos 156 estudantes matriculados, 47,54% acadêmicos e 52,45% acadêmicas, com faixa etária de 23,7 anos. Ao considerar a origem estudantil, verificou-se que 76,22% provêm do ensino médio integralmente público. Do total, 43,44% revelaram que o sistema de cotas influenciou em sua permanência na escola pública. Para 82,7% houve a necessidade de complementação estudantil, para ingressar no curso. O investimento mensal aproximado para o acadêmico estudar é de 1.490,84R$. Aluguel torna-se a maior fatia 42,6%, seguida pela alimentação 25,7%. Ao considerar o planejamento profissional 68,03% responderam que mudaram sua compreensão do SUS, 97,59% para melhor. Após a graduação 95,08% consideram atuar no sistema público de saúde, destes, 69,82% de modo parcial. A especialização é almejada por 90,16%. Relevante para o futuro exercício da profissão médica, 65,57% declarou que “condições de trabalho” e 51,63% a “estabilidade no emprego” seriam fatores importantes para seu estabelecimento profissional em determinado município. Constatou-se que os pesquisados modificam de modo positivo seu ponto de vista sobre o SUS e após graduados, admitem a possiblidade de desempenhar sua atividade profissional no sistema público de saúde. Os fatores que mais pesam na decisão estão: condições de trabalho oferecidas pelos municípios, acompanhado de estabilidade no emprego e remuneração.
Abstract/Resumen: This research aims to identify the socioeconomic profile and professional planning of medical students at UFFS - Campus Chapecó. This is a quantitative study, conducted through a questionnaire, consisting of 27 open and closed questions, applied in class to undergraduate students from the II, IV, VI and VIII phases. 122 out of 156 students enrolled, 47.54% academics and 52.45% academics, aged 23.7 years were evaluated. When considering the student origin, it was found that 76.22% come from the public high school entirely. Of the total, 43.44% revealed that the quota system influenced their stay in public school. For 82.7% there was the need for student complementation to enter the course. The approximate monthly investment for the student to study is R$ 1,490.84. Rent becomes the largest share 42.6%, followed by food 25.7%. When considering professional planning, 68.03% answered that they changed their understanding of SUS, 97.59% for the better. After graduation 95.08% consider working in the public health system, of these, 69.82% partially. Specialization is targeted by 90.16%. Relevant to the future practice of the medical profession, 65.57% stated that “working conditions” and 51.63% “stability in employment” would be important factors for their professional establishment in a given municipality. It was found that the respondents positively change their view of SUS and after graduates, admit the possibility of performing their professional activity in the public health system. The factors that weigh the most in the decision are: working conditions offered by the municipalities, accompanied by job stability and remuneration.
Palavras-chave: Medicina
Estudantes universitários
Planejamento educacional
Condição econômica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3705
Data do documento: 2019
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