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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Efeitos das intervenções conduzidas por agentes comunitários de saúde em indicadores de atividade física em crianças e adolescentes: revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): Effects of community health workers-based interventions on physical activity indicators: a systematic review
Autor(es): Silvestre, Rafael
Mello, Tiago Henrique Toldo de
Primeiro Orientador: Guerra, Paulo Henrique de Araújo
Resumo: Objetivo: Identificar as estratégias e efeitos de intervenções conduzidas por agentes comunitárias de saúde (ACS) nos indicadores de atividade física (AF) em crianças e adolescentes. Métodos: Em abril de 2019, uma revisão sistemática foi desenvolvida por meio de buscas em sete bases de dados eletrônicas e em listas de referências, buscando identificar intervenções implementadas por ACS, que envolveram conceitos e/ ou práticas de AF em amostras entre os três e 19 anos de idade. Resultados: Sete dos oito estudos incluídos foram desenvolvidos nos Estados Unidos, com maior direcionamento de ações em populações vulneráveis. ACS receberam treinamento prévio para a realização de atividades educativas, abrangendo também outros tópicos em saúde, como a alimentação saudável, tabagismo e alcoolismo. Em relação à AF, destacaram-se três resultados significativos nos ensaios não-controlados, pela redução de blocos diários de 30 minutos de inatividade física; aumento do número de pessoas envolvidas em AF vigorosas por, pelo menos, seis dias e aumento do número de adolescentes que reportou a prática de AF moderadas e vigorosas por, pelo menos, 60 minutos/ dia. De forma secundária, dois resultados positivos foram encontrados sobre comportamento sedentário (CS), pela redução do número de blocos diários de 30 minutos de tempo de tela e redução do CS durante os dias do final de semana. Conclusão: Mesmo com a inconclusividade nos efeitos das intervenções direcionadas à promoção de AF em crianças e adolescentes, a evidência disponível sugere que ACS se constituem como uma importante estratégia de diálogo entre os serviços de saúde e as comunidades mais vulneráveis. Estratégias que aprofundem ações de ACS nos contextos escolares são requeridas.
Abstract/Resumen: Objective: To identify strategies and effects of interventions conducted by community health workers (CHW) on physical activity indicators (PA) in children and adolescents. Methods: In April 2019, a systematic review was developed through searches in seven electronic databases and in reference lists, seeking to identify interventions implemented by CHW, which involved PA concepts and/ or practices in samples aged among three to 19 years old. Results: Seven of the eight included studies were developed in the United States, targeting vulnerable samples. In all studies CHW received previous educational training, also covering other health topics, such as healthy eating, smoking and alcoholism. In regard of PA, three significant results were highlighted in non-controlled trials, due to the reduction of daily blocks of 30 minutes of physical inactivity; increasing the number of people involved in vigorous PA for at least six days and increasing the number of adolescents who reported moderate and vigorous PA for at least 60 minutes / day. Secondarily, two positive results were found on sedentary behaviour, by reducing the number of daily blocks of 30 minutes of screen time and reducing the sedentary behavior (SB) during weekend days. Conclusion: Despite the inconclusive effects of interventions aimed at promoting PA in children and adolescents, the available evidence suggests that CHW constitute an important dialogue strategy between health services and the most vulnerable communities. Strategies that deepen CHW actions in school contexts are required.
Palavras-chave: Medicina
Atividade física
Sedentarismo
Fatores de risco
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3706
Data do documento: 2019
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