Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3788
Tipo: Monografia
Título: A organização da juventude e a repercussão sobre sua formação e contribuição no MST: a experiência de um acampamento em Rio Bonito do Iguaçu/PR
Autor(es): Mello, Juliana Cristina de
Primeiro Orientador: Hammel, Ana Cristina
Primeiro coorientador: Janata, Natacha Eugênia
Resumo: Essa pesquisa teve como tema a formação e atuação política dos Coletivos de Juventude no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A intenção foi analisar a repercussão da organização dos jovens em Coletivo de Juventude sobre o processo de formação de sua consciência política e contribuição no MST, para tanto, o estudo parte de uma experiência concreta localizada no Acampamento Herdeiros da Terra de 1° de Maio, no município de Rio Bonito do Iguaçu/Paraná. Os objetivos específicos foram: Apresentar a materialidade da vida do jovem no campo, e no Acampamento Herdeiros da Terra de 1° de Maio; Descrever o histórico e a atualidade de trabalho com a juventude no MST, expressando os entendimentos que se constroem em relação à esse sujeito e sua participação; Destacar e discorrer sobre as ações que os jovens do Coletivo de Juventude do acampamento Herdeiros da Terra de 1° de Maio constroem e participam; Identificar as potencialidades da experiência do Coletivo de Juventude do Acampamento Herdeiros da Terra de 1° de Maio, partir do que o MST toma como referência em relação à formação e contribuição política da juventude. A pesquisa foi de natureza qualitativa e os instrumentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental, estudo de campo com entrevistas, envolvendo uma pesquisa ação. O percurso da investigação contribuiu para compreender o Coletivo de Juventude e sua capacidade de realizar ações concretas, como espaço privilegiado para empreender avanços da formação da consciência de classes e um novo posicionamento político da juventude no território.
Abstract/Resumen: The theme of this research is the formation and the political action of the Youth Collectives in the Landless Worker’s Movement. The main objective was to analyze the repercussion of the organization of young people in Youth Collective on the process of forming their political awareness and contribution in the MST. Therefore, the study analyzes a concrete action located at Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, in Rio Bonito do Iguaçu, a city located in Paraná, south part of Brazil. The specific objectives were: to show the materiality of the young person's life in the countryside, and at the Acampamento Herdeiros da Terra 1º de Maio; Describe the history and the current work with youth in the Landless Worker's Movement, expressing the understandings that are built in relation to this subject and their participation.To discuss the actions youth of the Youth Collective are building and participating in the camp; Identify the potential of this experience from the perspective of the Landless Workers' Movement on the formation and political contribution of youth. This is a qualitative research and the methodological instruments used were bibliographic research, documentary, field study with interviews, involving an action research. The course of the research contributed to the understanding of the Youth Collective and its capacity to carry out concrete actions, as a privileged space to undertake advances in the formation of class consciousness and a new political positioning of youth in the territory.
Palavras-chave: Movimentos sociais rurais
Educação política
Consciência (Percepção)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3788
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELLO.pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.