Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/379
Tipo: Monografia
Título: Educação ambiental no ensino de ciências a partir da análise do livro didático do 6º ano, usado na escola Estadual de Educação Básica José Adolfo Meister, Caibaté, Rs
Autor(es): Kronbauer, Rubiana
Primeiro Orientador: Bölter, Serli Genz
Primeiro membro da banca: Pelá, Cleuza
Segundo membro da banca: Nogueira, Sandra Vidal
Resumo: Diante da necessidade de construir uma consciência cidadã preocupada com a natureza e suas relações, é necessário repensar a questão ambiental, refletindo acerca do que está sendo trabalhado nas escolas e a crítica da realidade ambiental, por ser a escola um ambiente que acontece as maiores aprendizagens, chega-se à necessidade de analisar os livros didáticos. O livro didático é muito utilizado nas aulas de Ciências. Por isso, foram analisados a sua qualidade e a forma como a Educação Ambiental é abordada nos livros didáticos. Dessa forma foram analisados dois livros de Ciências do 6° ano dos trimestres 2011, 2012, 2013 e 2014, 2015, 2016 do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Educação Básica José Adolfo Meister, do município de Caibaté- RS. Os livros foram analisados visando a crítica ao material disponibilizado pelo PNLD e como esses podem influenciar na qualidade do ensino. Mesmo havendo incentivo da legislação a qualidade dos livros didáticos não sofreram grande avanço.
Abstract/Resumen: Faced with the need to build a citizen conscience concerned with nature and its relationships, it is necessary to rethink the environmental issue, reflecting on what is being worked at schools and critical of environmental reality, for being the school is an environment where the greatest learning happens, there is a need to analyze textbooks. The textbook is widely used in science classes, therefore its quality and the way in which environmental education is addressed in textbooks were analyzed. In this way, two science books of the 6th grade of the 2011, 2012, 2013 and 2014, 2015, 2016, Elementary School years, of the José Adolfo Meister State Basic Education School of the municipality of Caibaté-RS were analyzed. The books were analyzed in order to critical the material provided by PNLD and how they can influence the quality of teaching. Even though there being an incentive for legislation, the quality of the textbooks did not suffer much progress.
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino de ciências
Livro didático
Ensino e aprendizagem
Didática
Caibaté
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/379
Data do documento: 6-Dez-2016
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRONBAUER.pdf861,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.