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Tipo: Monografia
Título: As práticas pedagógicas de educação do campo na Escola Itinerante Caminhos do Saber
Autor(es): Aparecida Junior, Luana
Primeiro Orientador: Verdério, Alex
Resumo: A Escola Itinerante Caminhos do Saber, está localizada no Acampamento Maila Sabrina, município de Ortigueira, no estado do Paraná. Esta é uma escola vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que trabalha em conexão com a proposta educativa do Movimento e os princípios da Educação do Campo. Assume uma perspectiva contra hegemônica de educação pautada no vínculo com a realidade, na busca pelo conhecimento e na participação ativa e autônoma dos sujeitos. Esta que é uma proposta de educação voltada diretamente para os povos trabalhadores do campo, sendo eles: Ribeirinhos, Quilombolas, Indígenas, Sem Terras, Agricultores, entre outros. Por ser uma escola vinculada organicamente a um movimento social e que se coloca num processo contra hegemônico, ela possui práticas pedagógicas diferenciadas das demais escolas do município e da região, dentre as quais se destacam: o Planejamento Coletivo e Interdisciplinar, o Coletivo de Educadores, o Trabalho e vínculo com a realidade, a Auto-organização dos estudantes e o Processo de avaliação na escola. O presente estudo tem como objetivo evidenciar/entender essas práticas das Escolas Itinerantes relacionando-as à Educação do Campo, na Escola Itinerante Caminhos do Saber, evidenciar os resultados obtidos através destas práticas e compreender como se dá o processo de ensinoaprendizagem através destas. O estudo teve caráter predominantemente qualitativo, tendo como fontes primárias a análise de documentos que sustentam a proposta da escola, trabalhos de pesquisas já realizados e outras bibliografias pertinentes à temática. O perfil da pesquisa é definido pela utilização de fontes primárias que partiram da observação in loco e foram completadas com o registro das observações e com a realização de pesquisa com integrantes da Comunidade Escolar, a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola e sua relação com a Educação do Campo. As práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Itinerante Caminhos do Saber evidenciam, ao mesmo tempo, a expressão e a síntese de proposta de educação contra hegemônica vinculada à luta do MST e à Educação do Campo expressa, sobretudo, no experimento dos Ciclos de Formação Humana com Complexo de Estudo nas Escolas Itinerantes.
Abstract/Resumen: The Caminhos do Saber Itinerant School takes place in the Maila Sabrina Camp, located in the city of Ortigueira, State of Paraná, Brazil. This school is linked to the Landless Workers' Movement (MST) and works in connection with the MST’s educational proposal and the principles of Rural Education. It assumes an anti-hegemonic perspective of education in line with the link with reality, the search of knowledge and the active and independent participation of individuals. This educational proposal is directly oriented to rural workers, such as: riverside dwellers, quilombolas, indigenous people, landless people, farmers, amidst others. Given that this is a school organically connected to a social movement and that puts itself in an antihegemonic process, it possesses pedagogical practices that are different from the ones developed in others schools in the region, among them is worth it to highlight: the Collective and Interdisciplinary Planning, the Educators’Collective, the work relatedto the reality, the selforganization and the evaluation process in the school. This study aims to highlight/understand these Itinerant Schools’ practices relating them to Rural Education; in the Caminhos do Saber Itinerant School,this study also aims to highlight the results obtained from those practices and to understand how the teaching-learning process occurs through them. The study is characterized predominantly as qualitative, having as primary sources documents that sustain the school’s proposal, other researches made in this context and bibliography relevant to the theme. The research profile is defined by the usage of primary sources that started off from the in loco observation and where completed with its registration; also, was made a research with the members of the scholar community, based on the pedagogical practices developed by the school and its relation to Rural Education. The pedagogical practices developed in the Caminhos do Saber Itinerant School highlight, at the same time, the expression and synthesis of the anti-hegemonic educational proposal, which is related to the MST’s struggle as well as the Rural Education, mainly expressed in the experiment of Cycles of Human Education with Complex of Study in Itinerant Schools.
Palavras-chave: Educação agrícola
Escola itinerante
Prática de ensino
Movimentos sociais rurais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3791
Data do documento: 2019
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