Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3792
Tipo: Monografia
Título: Composição da fauna bêntica e relação com a qualidade ambiental de viveiros de peixes em propriedades rurais da região de Laranjeiras do Sul (PR)
Autor(es): Souza, Soeli de Fatima de
Primeiro Orientador: Monkolski, Alexandre
Resumo: Analisando a preocupação dos produtores a respeito da utilização racional de recursos hídricos para aperfeiçoar o processo de produção de peixes, o estudo dos invertebrados aquáticos pode atuar como uma ferramenta auxiliar na determinação da qualidade da água e do ambiente de cultivo em tanques escavados, fontes de captação da água e locais de drenagem dos efluentes aquícolas, melhorando as condições de cultivo. Por essa razão o trabalho se propôs a investigar como a falta de tecnificação nas atividades aquícolas pode resultar numa depreciação das condições de cultivo, usando como suporte dados de ocorrência e presença de invertebrados indicadores da qualidade da água e dos ambientes de cultivos. As amostras do substrato de fundo em tréplicas foram coletadas nas fontes de captação da água, dentro dos tanques escavados e nos locais de despejo do efluente em seis propriedades. Após um processo de lavagem do sedimento, peneiramento e triagem sob microscópio estereoscópicos, os invertebrados separados foram identificados a nível de família para estabelecimento do índice BMWP (Biological Monitoring Working Party System). A proposta visa auxiliar na mudança da concepção de produção melhorando as práticas de manejo a partir dos resultados obtidos com relação a qualidade do ambiente de cultivo. Foram propostas medidas mitigadoras para estabilização dos ambientes de cultivo, submetendo os peixes a uma condição mais favorável de produção, potencializando crescimento e aumento de peso, reduzindo a emissão de efluentes ricos organicamente.
Palavras-chave: Recursos hídricos
Peixes
Invertebrados de água doce
Aquicultura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3792
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Engenharia de Aquicultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.