Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3797
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silva, Luciana Henrique da-
dc.creatorScussel, Líria Macedo-
dc.date2017-
dc.date.accessioned2020-09-08T19:00:10Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-09-08T19:00:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3797-
dc.description.resumoO presente trabalho visa analisar como acontece a Formação dos Educadores na Escola Itinerante do acampamento, a qual se encontra localizada no Município de Rio Bonito do Iguaçu-PR. Entre os elementos presentes na proposta pedagógica da Escola Itinerante evidencia-se a busca de uma educação vinculada às especificidades e necessidades dos povos do campo como forma de possibilitar aos estudantes a compreensão dos conteúdos científicos e de sua realidade, construindo condições para melhorá-la. O objetivo geral consiste em analisar o processo de formação dos educadores dos anos iniciais do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, buscando identificar as especificidades da pedagogia do movimento. A metodologia foi elaborada por meio de pesquisa bibliográfica a partir de materiais elaborados como livros e artigos, de estudiosos como Bahniuk (2012), Caldart (2005), Arroyo (2005), entre outros. Também foi realizada uma pesquisa de campo que consistiu em: Observação e aplicação de um questionário aos educadores que atuam nos espaços Herdeiros do Saber. O tema abordado foi organizado em três momentos. No primeiro apresentamos um pouco da luta pela terra e da luta por escolas dentro do MST, bem como o histórico do surgimento das escolas itinerantes no Paraná e, em Rio Bonito do Iguaçu. No segundo, descrevemos os principais conceitos relacionados à educação do campo, a construção da pedagogia do movimento e a proposta de formação de educadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. E, no último, faremos a caracterização dos professores que atuam nesta escola e analisaremos o processo de formação destes educadores a partir da análise dos dados levantados durante a pesquisa de campo. Considera-se que a Escola Itinerante resultou de lutas organizadas pelos movimentos sociais, contribuindo para a inclusão daqueles que estavam à margem da sociedade, assim, para se construir uma educação do campo efetiva, é preciso repensar a estrutura da escola, a maneira de organização dos conteúdos, articulando estes com a realidade do campo, oferecendo aos educandos conhecimentos necessários para a compreensão do mundo ao qual pertencem. Constatou-se também, que a formação dos educadores acontece de fato pela mobilização que se têm dentro dos acampamentos, por meio das lutas diárias, pelo contexto real em que se encontram os educadores e educandos, e, não por politicas públicas institucionalizadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-08-21T15:48:11Z No. of bitstreams: 1 SCUSSEL.pdf: 3219996 bytes, checksum: 1bcfdd1a92385eb86fdcd304a308fdcb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-09-08T19:00:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCUSSEL.pdf: 3219996 bytes, checksum: 1bcfdd1a92385eb86fdcd304a308fdcb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-08T19:00:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCUSSEL.pdf: 3219996 bytes, checksum: 1bcfdd1a92385eb86fdcd304a308fdcb (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação agrícolapt_BR
dc.subjectMovimento dos sem-terrapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEscola itinerantept_BR
dc.titleA formação dos educadores dos anos iniciais da escola Itinerante Herdeiros do Saber de Rio Bonito Do Iguaçu/PRpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação do Campo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SCUSSEL.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.