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Type: Monografia
Title: A formação dos educadores dos anos iniciais da escola Itinerante Herdeiros do Saber de Rio Bonito Do Iguaçu/PR
Author: Scussel, Líria Macedo
First advisor: Silva, Luciana Henrique da
Resume: O presente trabalho visa analisar como acontece a Formação dos Educadores na Escola Itinerante do acampamento, a qual se encontra localizada no Município de Rio Bonito do Iguaçu-PR. Entre os elementos presentes na proposta pedagógica da Escola Itinerante evidencia-se a busca de uma educação vinculada às especificidades e necessidades dos povos do campo como forma de possibilitar aos estudantes a compreensão dos conteúdos científicos e de sua realidade, construindo condições para melhorá-la. O objetivo geral consiste em analisar o processo de formação dos educadores dos anos iniciais do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, buscando identificar as especificidades da pedagogia do movimento. A metodologia foi elaborada por meio de pesquisa bibliográfica a partir de materiais elaborados como livros e artigos, de estudiosos como Bahniuk (2012), Caldart (2005), Arroyo (2005), entre outros. Também foi realizada uma pesquisa de campo que consistiu em: Observação e aplicação de um questionário aos educadores que atuam nos espaços Herdeiros do Saber. O tema abordado foi organizado em três momentos. No primeiro apresentamos um pouco da luta pela terra e da luta por escolas dentro do MST, bem como o histórico do surgimento das escolas itinerantes no Paraná e, em Rio Bonito do Iguaçu. No segundo, descrevemos os principais conceitos relacionados à educação do campo, a construção da pedagogia do movimento e a proposta de formação de educadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. E, no último, faremos a caracterização dos professores que atuam nesta escola e analisaremos o processo de formação destes educadores a partir da análise dos dados levantados durante a pesquisa de campo. Considera-se que a Escola Itinerante resultou de lutas organizadas pelos movimentos sociais, contribuindo para a inclusão daqueles que estavam à margem da sociedade, assim, para se construir uma educação do campo efetiva, é preciso repensar a estrutura da escola, a maneira de organização dos conteúdos, articulando estes com a realidade do campo, oferecendo aos educandos conhecimentos necessários para a compreensão do mundo ao qual pertencem. Constatou-se também, que a formação dos educadores acontece de fato pela mobilização que se têm dentro dos acampamentos, por meio das lutas diárias, pelo contexto real em que se encontram os educadores e educandos, e, não por politicas públicas institucionalizadas.
Keywords: Educação agrícola
Movimento dos sem-terra
Formação de professores
Escola itinerante
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3797
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Especialização em Educação do Campo

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