Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3798
Tipo: Monografia
Título: As práticas agroecológicas de produção nas escolas do campo: um estudo de caso na Casa Familiar Rural Enio Eduardo Dalla Santa de Nova Laranjeiras/PR
Autor(es): Rossignol, Vera Maria
Primeiro Orientador: Pontarolo, Fabio
Resumo: Esse trabalho problematiza o ensino e a aprendizagem das práticas agroecológicas de produção, analisando uma escola do campo. A investigação é resultado de pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso na Casa Familiar Rural Ênio Eduardo Dalla Santa, localizada no município de Nova Laranjeiras, no Oeste do Paraná. Os dados foram obtidos por relatos de professores que atuam na escola. As análises das entrevistas aplicadas aos professores que atuam na (CFR), apontam que o currículo da escola é adequado à formação de Técnicos Agropecuários com ênfase em agroecologia. O currículo é pensado e desenvolvido em reuniões com os pais de alunos, alunos e membros da comunidade, juntamente com os professores da escola. Pudemos concluir que a Casa Familiar Rural de Nova Laranjeiras se configura como uma escola no campo e com educação do campo. Foi possível, através da pesquisa de campo, verificar o trabalho de professores comprometidos com a preservação do meio ambiente e a produção de alimentos com qualidade nutricional e sem uso de insumos químicos, os quais, em aulas teóricas e práticas, ministram conhecimentos adequados aos métodos agroecológicos.
Abstract/Resumen: Este trabajo problematiza laenseñanza y elaprendizaje de lasprácticas agroecológicas de producción, analizando una escueladel campo. La investigación es el resultado de lainvestigación bibliográfica y de unestudio de caso enla Casa Familiar Rural Edoio Eduardo Dalla Santa, ubicadaenelmunicipio de Nova Laranjeiras, enel Oeste de Paraná. Los datosfueronobtenidos por relatos de profesores que actúanenlaescuela. Los análisis de las entrevistas aplicadas a losprofesores que actúanenla (CFR), apuntan que el currículo de laescuela es adecuado a laformación de Técnicos Agropecuariosconénfasisenagroecología. El currículo es pensado y desarrolladoenreunionesconlos padres de alumnos, alumnos y miembros de lacomunidad, junto conlosprofesores de laescuela. Hemos podido concluir que la Casa Familiar Rural de Nova Laranjeiras se configura como una escuelaenel campo y coneducacióndel campo. Es posible, a través de lainvestigación de campo, verificar eltrabajo de profesores comprometidos conlapreservacióndelmedio ambiente y laproducción de alimentos concalidad nutricional y sin uso de insumos químicos, loscuales, enclases teóricas y prácticas, ministra conocimientosadecuados a los métodos agroecológicos.
Palavras-chave: Educação agrícola
Escola rural
Currículos e programas
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3798
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSSIGNOL.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.