Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3798
Tipo: | Monografia |
Título: | As práticas agroecológicas de produção nas escolas do campo: um estudo de caso na Casa Familiar Rural Enio Eduardo Dalla Santa de Nova Laranjeiras/PR |
Autor(es): | Rossignol, Vera Maria |
Primeiro Orientador: | Pontarolo, Fabio |
Resumo: | Esse trabalho problematiza o ensino e a aprendizagem das práticas agroecológicas de produção, analisando uma escola do campo. A investigação é resultado de pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso na Casa Familiar Rural Ênio Eduardo Dalla Santa, localizada no município de Nova Laranjeiras, no Oeste do Paraná. Os dados foram obtidos por relatos de professores que atuam na escola. As análises das entrevistas aplicadas aos professores que atuam na (CFR), apontam que o currículo da escola é adequado à formação de Técnicos Agropecuários com ênfase em agroecologia. O currículo é pensado e desenvolvido em reuniões com os pais de alunos, alunos e membros da comunidade, juntamente com os professores da escola. Pudemos concluir que a Casa Familiar Rural de Nova Laranjeiras se configura como uma escola no campo e com educação do campo. Foi possível, através da pesquisa de campo, verificar o trabalho de professores comprometidos com a preservação do meio ambiente e a produção de alimentos com qualidade nutricional e sem uso de insumos químicos, os quais, em aulas teóricas e práticas, ministram conhecimentos adequados aos métodos agroecológicos. |
Abstract/Resumen: | Este trabajo problematiza laenseñanza y elaprendizaje de lasprácticas agroecológicas de producción, analizando una escueladel campo. La investigación es el resultado de lainvestigación bibliográfica y de unestudio de caso enla Casa Familiar Rural Edoio Eduardo Dalla Santa, ubicadaenelmunicipio de Nova Laranjeiras, enel Oeste de Paraná. Los datosfueronobtenidos por relatos de profesores que actúanenlaescuela. Los análisis de las entrevistas aplicadas a losprofesores que actúanenla (CFR), apuntan que el currículo de laescuela es adecuado a laformación de Técnicos Agropecuariosconénfasisenagroecología. El currículo es pensado y desarrolladoenreunionesconlos padres de alumnos, alumnos y miembros de lacomunidad, junto conlosprofesores de laescuela. Hemos podido concluir que la Casa Familiar Rural de Nova Laranjeiras se configura como una escuelaenel campo y coneducacióndel campo. Es posible, a través de lainvestigación de campo, verificar eltrabajo de profesores comprometidos conlapreservacióndelmedio ambiente y laproducción de alimentos concalidad nutricional y sin uso de insumos químicos, loscuales, enclases teóricas y prácticas, ministra conocimientosadecuados a los métodos agroecológicos. |
Palavras-chave: | Educação agrícola Escola rural Currículos e programas Ensino e aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3798 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSSIGNOL.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.