Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gräff, Patrícia-
dc.creatorTonin, Gisleine Sonali Pereira-
dc.creatorChaves, Taline Pereira-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2020-10-08T13:10:34Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2020-10-08T13:10:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3815-
dc.description.abstractThe present article has as research theme accessibility for deaf, with the objective of understand how the different social spaces are organized to meet deaf people. It is a bibliographical research through analysis of academic studies, available at the CAPES Theses and Dissertations Bank and at IBICT, that address the accessibility to deaf people, in different spaces of society. The collected data from the reading of each of the selected researches were categorized, interpreted and analyzed. The studies point to the difficulty faced by deaf people in different sectors of society, such as education, health, leisure and work. Evidence of the absence of translators and interpreters from Libras/ Portuguese Language and of professionals trained in Libras in social spaces, using less effective forms of communication to ensure social inclusion.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como tema de pesquisa a acessibilidade direcionada aos surdos, com objetivo de compreender como os distintos espaços sociais se organizam para atender as pessoas surdas. Trata de uma pesquisa bibliográfica, por meio análise de estudos acadêmicos, disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no IBICT, que abordam a acessibilidade às pessoas surdas, em diferentes espaços da sociedade. Os dados coletados a partir da leitura de cada uma das pesquisas selecionadas foram categorizados, interpretados e analisados. Os estudos apontam para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas nos diferentes setores da sociedade, como educação, saúde, lazer e trabalho. Evidenciam a ausência de tradutores e intérpretes de Libras/Língua Portuguesa e de profissionais capacitados em Libras nos espaços sociais, utilizando outras formas de comunicação pouco eficazes para assegurar a inclusão social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-02-18T11:24:51Z No. of bitstreams: 1 TONIN.pdf: 575036 bytes, checksum: 50802faf994dabec7f7a62940b7edb3b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-10-08T13:10:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TONIN.pdf: 575036 bytes, checksum: 50802faf994dabec7f7a62940b7edb3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-08T13:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TONIN.pdf: 575036 bytes, checksum: 50802faf994dabec7f7a62940b7edb3b (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleRetratos da inclusão: o atendimento ao surdo em distintos espaços sociaispt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TONIN.pdf561,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.