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Tipo: Dissertação
Título: Evasão na educação superior: um estudo de caso dos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Autor(es): Reis, Kelly Cristina dos
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Pereira, Thiago Ingrassia
Segundo membro da banca: Loss, Adriana Salete
Terceiro membro da banca: Raizer, Leandro
Quarto membro da banca: Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da
Resumo: Neste estudo, investigamos a evasão discente nos cursos de graduação ofertados na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), instituição criada a partir da agenda de expansão da oferta de educação superior proposta pelo Governo Lula nos anos 2000. O objetivo da pesquisa é identificar e analisar como se caracteriza a evasão discente em oito cursos de graduação ofertados na sede da UFFS - Campus Erechim e por que os/as estudantes evadem, bem como apresentar propostas de ações voltadas à prevenção e ao combate desse fenômeno. O recorte temporal escolhido foi o período de 2013 a 2017. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, na perspectiva de estudo de caso. O levantamento de dados foi realizado em duas etapas: em um primeiro momento, foram levantadas informações junto aos bancos de dados institucionais, e, em um segundo momento, diretamente com os/as estudantes evadidos/as por meio de questionário eletrônico. A análise dos dados foi realizada com base na literatura especializada abordada no referencial teórico, amparada no campo da Sociologia da Educação, em especial os estudos de Pierre Bourdieu e seus colaboradores, que abordam como as desigualdades sociais afetam os processos de acesso e permanência na educação superior, e os estudos de Vincent Tinto, que tratam da integração entre estudantes e instituição e do papel da instituição no combate à evasão. Os resultados apontam um percentual médio de evasão do Campus de 44,4% no período pesquisado, com tendência maior de abandono nos primeiros semestres após o ingresso. Identificamos, também, que aspectos econômicos, culturais, sociais e simbólicos impactaram tanto o ingresso como a evasão. Dentre os grupos pesquisados, o que apresentou menor evasão foi o de estudantes que receberam bolsas acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão e cultura). Em relação aos fatores que motivaram a evasão, aqueles relacionados à dimensão externa à Instituição, como dificuldades financeiras e com transporte, foram os que tiveram maior impacto. No âmbito dos fatores internos à Instituição, os mais citados foram aqueles relacionados a valores e dificuldades de acesso a auxílios socioeconômicos e bolsas acadêmicas, bem como ausência de moradia estudantil. A pesquisa demostra que na instituição estudada, onde há uma política institucional de acesso que proporciona a entrada de um grande número de estudantes de classes populares, especialmente aqueles vindos de escola pública, dificuldades de ordem material, sejam elas relacionadas a fatores internos à UFFS, externo à UFFS ou de ordem pessoal, foram aquelas que mais impactaram a evasão.
Abstract/Resumen: In this study, we investigate student dropout in the undergraduate courses offered at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), an institution created from the higher education expansion agenda proposed by the Lula Government in the 2000s. The aim of the research is to identify and analyze how student dropout is characterized in eight undergraduate courses offered by UFFS - Campus Erechim and why the students leave the courses, as well as present proposals for actions aimed at preventing and combating this phenomenon. The selected time frame was the period from 2013 to 2017. This is descriptive research, with a quantitative approach, from a case study perspective. The data survey was accomplished in two stages: first, information was collected from institutional databases, and second, data was gathered directly from students who left the course through an electronic questionnaire. The analysis of the data was carried out based on the specialized literature discussed in the theoretical framework, supported by the scope of Sociology of Education, especially the work of Pierre Bourdieu and his collaborators, that addresses how social inequalities affect the processes of access and retention in higher education, and the Vincent Tinto studies that deal with the integration of students and institution as well as the role of the institution in combatting against student dropout. The results indicate an average percentage of Campus dropout of 44.4% in the period studied, with a tendency to drop out in the first semesters after admission. We also identify that economic, cultural, social and symbolic aspects impacted both admission and student dropout. Among the groups surveyed, the one that presented the least evasion was the one of students who received academic scholarships (teaching, research, extension and culture). Regarding the factors that motivated student dropout, those external to the Institution, such as financial difficulties and transportation, had the greatest impact. Within the scope of internal institutional factors, the most often mentioned were those related to the amount of money and difficulties of access to socioeconomic aid and academic scholarships, as well as absence of student housing. The research shows that in the institution studied, where there is an access institutional policy that allows the entry of a large number of students from popular classes, especially those from public schools, material difficulties, whether related to factors internal to UFFS, external to UFFS or from personal scope, were the ones that most impacted dropout.
Palavras-chave: Evasão escolar
Universidade pública
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3837
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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