Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3847
Tipo: Monografia
Título: Dificuldades de aprendizagem na graduação: percepções de estudantes do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas, Campus Laranjeiras do Sul/PR
Autor(es): Dlugokenski, Vanuza
Primeiro Orientador: Andrioli, Liria Ângela
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender as dificuldades no processo de aprendizagem dos estudantes do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da UFFS. A pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa com a aplicação de questionários socioeconômicos, com um viés etnográfico, e também documental e bibliográfica. O objeto a ser pesquisado tem relação intrínseca com a linguagem, especialmente enfocando a leitura e a escrita. Sendo assim, no primeiro capítulo abordaremos os principais aspectos da educação básica no Brasil expressando as suas dificuldades, limites e possibilidades, a fim de compreender se há relação entre a trajetória escolar dos estudantes do curso e suas dificuldades de aprendizagem na graduação. No segundo capítulo, iremos apresentar o percurso metodológico da pesquisa, abordando a metodologia que foi utilizada, caracterizando como foi o processo de construção desta pesquisa, desde a primeira ideia até a aplicação do questionário socioeconômico em duas turmas do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas. No terceiro capítulo, apresentaremos os principais conceitos do presente trabalho, com o intuito de trazer maior clareza ao leitor. Alguns conceitos estão diretamente ligados ao curso no qual a pesquisa está sendo realizada e outros próprios do objeto de pesquisa. No quarto capítulo, traremos o resultado da pesquisa por meio dos dados coletados a partir do questionário socioeconômico, bem como a análise destes dados. Além disso, vamos expor algumas considerações a respeito da relação do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas com estas dificuldades de aprendizagem dos estudantes.
Abstract/Resumen: This work aims to understand the difficulties in the learning process of students of the Interdisciplinary Course in Field Education: Social and Human Sciences of UFFS. The research is qualitative and quantitative in nature with the application of socioeconomic questionnaires, ethnographically biased as well as documentary and bibliographic. The object to be researched has an intrinsic relationship with language, especially focusing on reading and writing. Thus, in the first chapter we will address the main aspects of basic education in Brazil expressing its difficulties, limits and possibilities, in order to understand if there is a relationship between the school trajectory of students of the course and their learning difficulties in graduation. In the second chapter, we will present the methodological path of the research, addressing the methodology that was used, characterizing how was the process of construction of this research, from the first idea to the application of the socioeconomic questionnaire in two classes of the Interdisciplinary Course in Education in the Field - Social Sciences and Humanities. In the third chapter, we will present the main concepts of this work, in order to bring greater clarity to the reader. Some concepts are directly linked to the course in which the research is being carried out and others specific to the object of research. In the fourth chapter, we will bring the result of the research through the data collected from the socioeconomic questionnaire, as well as the analysis of these data. In addition, we will expose some considerations regarding the relationship of the Interdisciplinary Course in Field Education - Social and Human Sciences with these learning difficulties of students.
Palavras-chave: Ensino superior
Aprendizagem
Leitura
Escrita
Laranjeiras do Sul (PR)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3847
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DLUGOKENSKI.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.