Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3853
Type: Dissertação
Title: Formação continuada de professores das escolas da rede municipal de Erechim: limites e possibilidades para a educação integral
Author: Luz, Edite Ribeiro da
First advisor: Paim, Marilane Maria Wolff
metadata.dc.contributor.referee1: Paim, Marilane Maria Wolff
metadata.dc.contributor.referee2: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee3: Moll, Jaqueline
Resume: Esta pesquisa tem como tema “Formação continuada dos professores das escolas da rede municipal de Erechim: limites e possibilidades para a Educação Integral”. A pesquisa dá-se a partir das inquietações e constatações da pesquisadora ao longo da sua trajetória profissional, da educação básica ao ensino superior, acerca da necessidade da formação continuada de professores. Assim, configura-se como uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, documental e pesquisa de campo, tendo como procedimentos a entrevista e o grupo focal, desenvolvidos em duas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino do município de Erechim. Os sujeitos da pesquisa foram os coordenadores pedagógicos, gestores e professores das escolas. Teve-se como objetivos investigar, identificar e analisar a proposta de formação continuada de professores da rede de ensino, para a verificar como essa rede subsidia o trabalho pedagógico dos docentes, na perspectiva da Educação Integral. Entre as conclusões a que se chegou, pode-se destacar a necessidade da formação para a prática pedagógica, articulada com as demandas do contexto escolar. Destacamos também que o Programa Mais Educação (PME), desenvolvido nas escolas durante sete anos, foi apontado como um período em que a formação continuada efetivou-se e contribuiu para as necessidades da escola e dos professores. Por fim, os professores ressaltam a importância da parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul para o desenvolvimento da formação continuada. Da voz dos professores, sujeitos da pesquisa, emergem os princípios para a formação continuada de professores, produto da dissertação.
Abstract: This research has as its theme “Continuing Education of Teachers of the Schools of the Erechim Municipal Network: Limits and possibilities for Integral Education”. The research is based on the researcher's concerns and observations throughout her professional career, from basic education to higher education, about the need for continuing teacher training. Thus, it is configured as a qualitative research of bibliographical, documentary and field research character having as procedures the interview and focal group developed in two elementary schools of the municipal teaching network of the municipality of Erechim. The research subjects were the pedagogical coordinators, managers and teachers of the schools. The purpose of this study was to investigate, identify and analyze the proposal of continuing education of teachers of the educational network, in order to verify how it subsidizes the pedagogical work of teachers, in the perspective of integral education. Among the conclusions reached, it is possible to emphasize the need of training for pedagogical practice, articulated with the demands of the school context. We also emphasize that the More Education - SME program developed in schools for seven years was pointed out as a period in which continuing education has become effective and has contributed to the needs of the school and teachers. Finally, the teachers emphasize the importance of the partnership with the Federal University of the South Frontier for the development of the continued formation. From the voice of the teachers, research subjects emerge the principles for the continued formation of teachers, product of the dissertation.
Keywords: Formação continuada do professor
Educação Integral
Escola pública
Ensino Fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3853
Issue Date: 2018
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZ.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.