Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3854
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação continuada de professores(as) para uma educação contra hegemônica: um estudo de caso |
Autor(es): | Rossetto, Candida Beatriz |
Primeiro Orientador: | Sartori, Jerônimo |
Primeiro membro da banca: | Sartori, Jerônimo |
Segundo membro da banca: | Moll, Jaqueline |
Terceiro membro da banca: | Sanceverino, Adriana |
Quarto membro da banca: | Piaia, Consuelo Cristine |
Resumo: | A presente dissertação analisa o processo da formação continuada dos(as) professores(as) da Escola Zandoná, situada no município de Barra Funda, do estado do Rio Grande do Sul (RS) – Brasil, considerando-se as resistências à lógica mercadológica e reprodutivista desta escola e que sustentam uma proposta pedagógica no viés de contra hegemonia. Objetivou-se com este estudo investigar a partir das formações dos (as) educadores(as) na Escola Zandoná, elementos de uma pedagogia calcada em princípios da educação popular, que permitam pensar de modo propositivo, as resistências que sustentam um projeto político-pedagógico na perspectiva contra hegemônica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida no arcabouço metodológico do estudo de caso, sendo que o material empírico para a análise fora obtido por meio de documentos e grupos focais com alguns atores sujeitos participantes da formação de professores(as) da escola. Assim, Freire(2010), Brandão(2006), Benincá(2004), Paludo(2001), Mészáros(2008) e Altusser(1970) são os principais autores utilizados, os quais sustentam a base teórica desta investigação. O desenvolvimento do estudo sustenta-se na perspectiva marxista na medida em que o materialismo dialético, a categoria de ideologia e a premissa da transformação social são elementos balizadores para discussão relativa à experiência da educação popular no espaço da educação formal. Neste sentido, por meio da investigação buscou-se elementos para a elaboração do diagnóstico, que possibilitou o delineamento de indicadores que servirão para uma proposição de intervenção(ões) na formação dos(as) professores(as) do coletivo da escola em discussão. O material empírico possibilitou a organização das categorias balizadoras do referido estudo de caso: o coletivo e o diálogo problematizador, a ousadia, a autoformação e os desafios para a formação. A pesquisa possibilitou perceber aspectos significativos no que tange à autonomia, à autoria e à práxis no espaço de formação continuada e também elementos que causam preocupação e remetem para reflexões e busca de alternativas de superação destes entraves, especialmente a realidade da política do estado mínimo em vigência e a falta de rigor metodológico. |
Abstract/Resumen: | The present dissertation analyzes the process of the continued formation of the teachers of the Zandoná School, located in the municipality of Barra Funda, State of Rio Grande do Sul (RS) - Brazil, considering the resistance to the marketing and reproductive logic of this school and support a pedagogical proposal in the bias against hegemony. Being that the empirical material for the analysis was obtained by means of papers and focus groups with some actors subjects participating in the formation of teachers of the school. Thus, Freire (2010) Brandão (2006), Benincá (2004), Paludo (2001), Mészáros (2008) and Altusser (1970) are the main authors used, which support the theoretical basis of this research. The development of the study is based on the Marxist perspective insofar as the dialectical materialism, the category of ideology and the premise of social transformation are the main elements for discussion about the experience of popular education in the area of formal education. In this sense, by means of the research, we searched for elements for the elaboration of the diagnosis, which allowed the delineation of indicators that will serve for a proposal of interventions in the training of the teachers of the collective of the school under discussion. The empirical material allowed the organization of the beacon categories of the aforementioned case study: the collective and the problematizing dialogue, the daring, the self-formation and the challenges for the formation. The research made it possible to perceive significant aspects regarding autonomy, authorship and praxis in the space of continuous formation and also elements that cause concern and refer to reflections and search for alternatives to overcoming these obstacles, especially the reality of the minimum state policy in force and lack of methodological rigor. |
Palavras-chave: | Pedagogia Formação continuada do professor Educação popular |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3854 |
Data do documento: | 2018 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSSETTO.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.